Especialista indica: para um descanso melhor, use óleo de lavanda

O aroma desse líquido, que possui propriedades calmantes e sedativas, envia sinais para a região do cérebro responsável pelas emoções, ocasionando o relaxamento

óleo-de-lavanda
O aroma do óleo de lavanda envia sinais para a região do cérebro responsável pelas emoções, ocasionando o relaxamento – Canva Equipes/chamillewhite

Depois de uma semana longa e cansativa, muitas pessoas sentem dificuldade para descansar. De acordo com profissionais, isso ocorre por conta do estresse gerado pelo excesso de informação que recebemos durante o dia. Assim, como consequência, o cérebro se torna viciado em estímulos e não consegue desligar facilmente. Por isso, para ajudar na hora do repouso, os profissionais indicam usar o óleo essencial de lavanda.

Publicidade

Óleo de lavanda para relaxar a mente

Com propriedades calmantes e sedativas, esse líquido, extraído das flores da planta medicinal Lavandula angustifolia, possui monoterpenos, como o linalol e o acetato de linalil, que contribui para a redução da ansiedade. Além disso, ele estimula a produção de neurotransmissores, como a serotonina, responsável por regular o humor.

“A lavanda é como um abraço químico para o sistema nervoso. Seu aroma é detectado por receptores olfativos, que enviam sinais diretos para o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções. Em minutos, é possível reduzir a atividade do eixo estresse-alerta e favorecer estados de relaxamento e segurança”, explica a aromaterapeuta Daiana Petry.

Desta forma, a especialista recomenda pingar uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda em um pedaço de algodão e inspirar, profundamente, três vezes. “Esse pequeno gesto é mais poderoso do que parece: respirando o líquido já é possível, literalmente, enviar uma mensagem bioquímica para sair do modo luta e poder regenerar”, aponta.

Formas de uso

Ademais, de acordo com a profissional, outra forma de usar o óleo é misturá-lo (cerca de dez gotas) com 100ml de sabonete líquido neutro e aplicar durante o banho. Já antes da ducha, ela sugere destilar um pouco em 30ml de óleo vegetal, preferencialmente, e espalhar pelo corpo. Além disso, você deve massagear os pontos de maior tensão, como os ombros. A especialista cita ainda a possibilidade de preparar um spray de ambientes, que leva 100ml de álcool de cereais e 50 pingos do óleo essencial de lavanda. Em seguida, Petry ressalta que é necessário borrifar no quarto, principalmente, na cama ou no travesseiro.

Assim, com o aroma do líquido, nosso sistema nervoso entenderá que é hora de descansar. “A Alfazema ajuda o cérebro a lembrar que está tudo bem relaxar — algo que nem sempre conseguimos fazer sozinhos. Ela está aí para ressaltar que o descanso começa por dentro”, afirma Daiana.

Publicidade