Publicidade

Ah, meus sais! Conheça as opções do condimento que não faz mal à saúde!

Conheça as opções do condimento que não faz mal à saúde e realçam o sabor dos alimentos

Sais – Getty Images
Você sabia que o sal equilibra os fluidos do corpo – sangue, suor, urina etc. – e ajuda a controlar a função renal? Uma pequena dose é sufi ciente. “Não é preciso eliminá-lo do cardápio, mas faz-se urgente reduzir o consumo”, explica Hannah Médici, nutricionista clínica e funcional de São Paulo. O brasileiro ingere em média 12 g de sal por dia enquanto o máximo recomendado é de 2 g/dia. 
Diminuir a ingestão e ainda escolher versões sem sódio (associado à hipertensão) é uma boa alternativa. Entre as opções disponíveis estão o sal marinho (livre dos processos que branqueiam o primo famoso, mantém minerais como iodo, magnésio e potássio), o gersal (composto de sal marinho e gergelim integral triturado) e o Bio Salgante. Esta última versão (à base de cloreto de potássio), aprovada pela Universidade Federal de São Paulo, é indicada para quem tem problemas de pressão arterial. Outra sugestão saudável, isenta de sódio e plena de tempero é o sal de ervas. 
Confira a receita:
Ingredientes 
• 2 colheres (chá) de alho em pó 
• 1 colher (chá) de manjericão    (desidratado ou fresco) 
• 1 colher (chá) de orégano 
• 1 colher (chá) de raspa de limão ralado
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e armazene na geladeira por até cinco dias. Utilize a mistura como substituto do sal convencional.
Dica: Acrescentar alguns grãos de arroz à mistura evita que ela fi que empedrada. Flávia Morais, coordenadora de nutrição da Rede Mundo Verde.

Publicidade