Publicidade
Fernando Benzedor e Carlos Solano durante o curso Casa Natural – Léo Lopes
Olha que bacana: já está vigorando em São João do Triunfo (PR) uma lei que reconhece as benzedeiras e rezadeiras como agentes de saúde pública. “Na prática, a cidade legalizou o acesso e manipulação de ervas medicinais por essas ‘profissionais’, de modo a facilitar o atendimento delas à população”, diz a Gazeta do Povo. 
 
“A cidade tem 14 mil habitantes e fica a 106 km de Curitiba. Ela seguiu o exemplo de Rebouças, município também do Paraná com igual número de habitantes. Lá, as atividades das benzedeiras se encontram legalizadas desde 2009”.
 
Os benzedeiros sintetizam os conhecimentos que vieram da cultura africana, européia e indígena, de forma ímpar, em receitas de cuidado com a casa e a vida. Quer saber mais? Dona Francisca, faxineira rezadeira, conta no livro Casa Natural, do arquiteto Carlos Solano, São faxinas com ervas e flores, os famosos “talismãos” para abençoar a casa, a corrente de oração para os anjos em cada parte do lar, as purificações e bênçãos etc etc : [email protected]

Publicidade