Publicidade

Coisa boa é dar sabor

Embalados com simplicidade, biscoitinhos confeccionados por você mesmo são um presente com gosto de carinho

Coisa boa é dar sabor – Westend61 / Getty Images
Comida de festa, de santo, pode ser toda incrementada, cheia de inovações e caprichos porque sai do rol das costumeiras, diz a escritora e banqueteira Nina Horta. Lembro da minha avó Tereza quando leio Nina. Todo final de ano ela fazia roscas de festa, cheias de cerejas, para presentear a família, principalmente os parentes distantes que vinham visitá-la. Passava dias preparando os quitutes – sempre à tarde. Só pedia a ajuda dos netos na hora de embalar – queria embrulhar em papel celofane transparente e arrematar com um laço vermelho. Enquanto fazia a massa, quietinha, colocava as melhores intenções ingrediente por ingrediente. A gente percebia isso ao primeiro bocado porque cada pedacinho acalmava a alma. Como seria bom se ela ainda estivesse aqui adoçando os dias com sua presença. Entre outras lembranças, porém, deixou a ideia do carinho multiplicado em qualquer receita executada com apreço. Que sejam biscoitinhos. O que vale é a bênção silenciosamente transmitida em cada um deles.
MATERIAL:
•Sua melhor receita  de biscoitos
•Carimbos ou forminhas variadas ou um garfo
•Barbante bem bonito
1- Escolha sua melhor receita de biscoito amanteigados, cookies ou bolachinhas de nata. Prepare. Se tiver uma receita de família, melhor ainda. Na falta de uma, sugerimos a opção bem saborosa da página ao lado à base de canela e gengibre (extraída do livro Pitadas da Rita, Rita Lobo, ed. Panelinha).
2- Decore a massa usando aquele velho e bom carimbo que passou o ano guardado na gaveta. Ou então recorra às forminhas de estrelas, meias-luas ou círculos que há tempos você não usa. E, se nada disso estiver ao seu alcance, um garfo serve. Basta pressioná-lo levemente em cada bolinho de massa.
3- Uma vez assados, reúna cinco biscoitinhos e amarre com um barbante bem bonito ou fi ta de cetim. Pode acreditar: não são apenas as crianças que se encantarão ao ganhar o presente. Repita uma, duas, três vezes a receita, dependendo da quantidade de pessoas que quiser agradar. E boas festas!
Biscoito de gengibre
Rende: 45 unidades | Tempo de Preparo:30 minutos + 2 horas para esfriar a massa + 45 minutos para assar
 
Ingredientes: 
 
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
• 1 1/2 colher (sopa) de gengibre em pó
• 1 colher (chá) de canela em pó
• 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
• 1/4 de colher (chá) de cravo em pó
• 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
• 1/4 de colher (chá) de sal
• 100 g de manteiga amolecida
• 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo
 • 1/3 de xícara (chá) de melaço de cana
• 1 ovo
Modo de preparo:
1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o gengibre, a canela, a noz-moscada, o cravo, o fermento e o sal. Reserve.
2. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até que a mistura fi que cremosa. Junte o melaço e o ovo e bata por mais dois minutos. Diminua a velocidade e junte os ingredientes secos aos poucos. Bata até a massa ficar lisa.
3. Estique sobre a bancada um pedaço de filme de cerca de 30 cm de comprimento. Polvilhe com um pouco de farinha e transfira metade da massa de biscoito. Dobre o filme, formando um quadrado de massa, e leve à geladeira por duas horas. Repita o processo com a outra parte da massa.
4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Espalhe um pouco de farinha num pedaço de papel-manteiga de cerca de 30 x 40 cm.
5.Com um rolo de macarrão, abra uma das metades da massa sobre o papel-manteiga preparado, até que ela fique com cerca de 3 mm.
6.Com um cortador no formato da sua preferência, corte os biscoitos, deixando uns 2 cm de espaço entre eles. Transfira o papel-manteiga para uma assadeira e, com cuidado, retire a massa ao redor dos biscoitos. Leve a assadeira ao forno preaquecido por dez a 15 minutos, até que as bordas estejam douradas.
7. Reserve a massa restante, que será amassada novamente com as sobras da outra metade.
8. Retire os biscoitos do forno e transfira o papel-manteiga da assadeira para a bancada. Depois que firmarem um pouco, com uma espátula, transfira os biscoitos para uma grade. Quando esfriarem completamente, armazene em potes ou latas de biscoito. Se bem armazenados, em recipientes com fecho hermético, duram cinco dias.
9. Repita o processo com a outra parte da massa.
10. Junte as sobras da massa, embrulhe em filme e leve ao congelador por 15 minutos antes de usá-la novamente.

Publicidade