Publicidade

Momentos para lembrar

Em julho, aconteceu a primeira edição da Semana do Bem-Estar, uma experiência inovadora proposta pelas revistas Bons Fluidos, Vida Simples e Recreio em parceria com o Hotel Transamérica Comandatuba, na Bahia

Momentos para lembrar – César Alves
Estar de férias e, ao alcance de apenas alguns passos, poder encontrar Monja Coen no meio da manhã para uma caminhada meditativa debaixo da sombra dos coqueiros.  Acompanhar uma de suas palestras – que sempre, de alguma forma, tocam e renovam a alma. Ouvir histórias como a de um imperador que ganhou um cavalo de raça de presente, mas preferiu devolvê-lo quando constatou que se tornaria muito mais veloz que seu exército – e de nada lhe valeria estar distante dos seus; pois só quando nos acompanhamos, nos abençoamos a todos. Parece bom, não?
Pois esse estar junto, num aprendizado que salta das páginas da revista para, literalmente, ser experimentado pelas pessoas, motivou a primeira edição da Semana do Bem-Estar, evento promovido de 11 a 18 de julho por BONS FLUIDOS, Vida Simples e Recreio e que contou com o apoio do Hotel Transamérica Comandatuba e patrocínio da Kellogg´s. Nesse lugar e espaço de tempo, a chegada da religiosa, responsável pela coluna Espiritualidade no Dia a Dia de BONS FLUIDOS, proporcionou um dos momentos de maior delicadeza espiritual da semana, levando hóspedes (de diferentes crenças) para uma comunhão semelhante à que se vê nos templos zen. Sua breve passagem por Comandatuba aqueceu o coração de todos, não apenas pelo riso fácil e gentil mas pelas palavras bondosas ao tratar de temas demasiadamente humanos como a raiva e a dor. “Quando a gente muda um pouco o olhar faz a revolução do mundo”, disse a monja, com a suavidade que lhe é característica.
Com a mesma vibração, os pensadores Eugênio Mussak e Gustavo Gitti, colunistas de Vida Simples, se alternaram no convite a outras importantes reflexões. Mussak instigou os presentes a pensar sobre o sentido da vida propondo que cada um, silenciosamente, se fizesse três perguntas: “Quem sou eu?”, “Quem eu gostaria de ser?” e “O que eu faço para me tornar a pessoa que gostaria de ser?”. “A resposta para o sentido da vida talvez esteja em perceber significado nas coisas que se faz”, acredita. Gitti falou de felicidade genuína no difícil território das relações amorosas e provocou: “Ninguém é feliz com uma mente tensa. Relaxar é deixar de exigir”.
A doce consultora de feng shui Mon Liu descontraiu com bate-papos animados sobre a energia dos ambientes e meios de fazê-la circular melhor. E, como a conexão com o sagrado passa necessariamente pelo corpo, outra convidada especial foi a professora de ioga Andréa Wellbaum, consultora da nossa seção Zen. As aulas de 1h30, lotadas, abriram espaço para uma compreensão ampliada da prática. “Ioga não é apenas para quem é flexível. É para quem quer ganhar flexibilidade”, ensinou Andréa. “Começa pela respiração, se junta ao movimento e acaba por expandir a mente.” “Foram dias cheios de oportunidades de conhecimento, autoconhecimento e meditação. Volto para Belém com essas lições na bagagem. Eu não sabia, mas precisava me reconectar com tudo isso”, resumiu a ginecologista Linny Nunes, que estava de férias com o marido e os dois filhos. Alma, mente e corpo: assim a primeira Semana do Bem-Estar alinhavou conceitos e plantou suas sementes para florescer em cada um. Que venham muitas outras!

Publicidade