Publicidade
Rosca abençoada – Reprodução
“Como não podia deixar de ser, a comadre Francisca, minha faxineira rezadeira,  não fica atrás quando o quesito é a autêntica rosca de Minas e isso ‘dá pano prá manga e prá mangueira…’” 
“Prá encurtar a história, anotei algumas das receitas que ela já me preparou. Não foi fácil, pois ela faz tudo de cabeça e na base do ‘olhômetro’, ou seja, pega um punhado disso ou daquilo e ‘bate o olho’, que dá a palavra final. Então, sinta-se à vontade para adaptar alguma coisa”. Que essas receitas possam trazer felicidade e saúde para a sua mesa. “Amém nós todos, com cafezinho passado na hora, prá gente de fora!” Vamos principiar:
 
Rosca abençoada
(Para trazer paz para a casa)
 
600 gr de mandioca bem cozida e amassada; 1 xícara de água morna (deixa a rosca mais leve) ou leite; 1 pacotinho de fermento; 2 ovos caipira; 1 colher de sopa rasa de sal; 1 xícara de açúcar cristal ou mascavo; 2 colheres de manteiga; cravo-da-India e canela; quanto baste de farinha de trigo (1 kg talvez).
A água pode ser fervida antes com cravo e canela, para pegar o sabor. O fermento, depois, é dissolvido na água. Misture os ingredientes no liquidificador (sem a farinha). Acrescente o trigo aos poucos, deixe a massa crescer, sove, trance e asse.
Agora, o toque final: antes de servir, abrace o pão com as mãos e abençoe:  “Senhor, fazei entrar a paz em nossa família. Que haja união, compreensão e amor. Dai-me, especialmente a mim, o espírito de humildade e paciência, amor e carinho, dedicação e bondade para com todos da casa.  Assim seja, amém”.
 
Quer saber mais? Livro Casa Natural do arquiteto Carlos Solano: [email protected]

Publicidade