Publicidade
Se o intestino está preguiçoso… – iStock

A medicina antroposófica busca compreender e tratar o ser humano segundo um entendimento espiritual-científico. Por isso, integra práticas da medicina moderna, tratamentos homeopáticos, arteterapia e terapias físicas nos cuidados do paciente. É a esse conjunto que o dr. Samir Rahme, especialista nessa corrente médica há mais de 30 anos e consultor da Weleda, recorre quando o assunto é a constipação. Veja os detalhes a seguir: 

Publicidade
Como a medicina antroposófica entende o problema? 
A dificuldade de evacuar está associada, muitas vezes, a uma necessidade de controle e ou medo em deixar fluir os acontecimentos da vida. 
Qual poderia ser a origem? 
Há diversas causas. Mas alimentação insuficiente em fibras, tensão, medo e vida sedentária são algumas das mais comuns. 

Que tipo de tratamento seria indicado?
Cada caso é diferente, mas é fundamental estimular dois órgãos – o fígado e a vesícula biliar –, além de orientações alimentares e mudanças de hábitos. Paralelamente, é possível manipular medicamentos específicos para cada paciente. 

Há alguma dica de banho ou chá que possa recomendar? 
Os mais aconselháveis são os banhos de imersão com temperatura entre 32 e 33 graus. A água nessa temperatura pode ajudar no relaxamento dos intestinos. E é fundamental dobrar a quantidade de água ingerida diariamente.