Uma alimentação adequada aliada a hábitos saudáveis é quase que o segredo do elixir para uma vida longa e longe de doenças. As ervas, especialmente em infusão, têm poderes medicinais capazes de melhorara desde um pequeno mal-estar e até curar problemas graves.
Um dos problemas mais comuns que todo mundo já vivenciou ou vai vivenciar em algum momento da vida é o intestino preso. Além de incômodo, a constipação atrapalha o convívio, deixa qualquer pessoa de mau-humor e a longo prazo, pode desencadear outras doenças.
Pensando em ajuda pessoas que sofrem com este problema, a nutricionista Patrícia Leite usou seu canal no YouTube para listar 6 chás capazes de amenizar e melhorar o intestino preguiçoso. No final, ela citou um chá bastante famoso para o intestino, mas que não deve ser tomado.
+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista 4 plantas poderosas para ajudar a controlar o diabetes
Chá de Ameixa Seca
“Essa infusão com ameixas permite que parte das fibras solúveis da fruta vão transferir para a água e vai facilitar a expulsão do bolo fecal”, destacou a nutri.
Chá de Psyllium
“Já está mais do que estudado os benefícios do consumo de psyllium. Ele melhora o trânsito intestinal, hidratação das fezes e favorece a expulsão dela”, disse Patrícia.
Chá de Hortelã e Menta
“Eles ajudam a relaxar o intestino que muitas vezes está superestimulado”, comentou Patrícia. Ela contou que muitas pessoas acabam prendendo o intestino voluntariamente quando não se sentem à vontade para evacuar, principalmente quando estão em locais públicos. Essa espera para evacuar acaba causando uma desistência do organismo, resultando na constipação.
Chá de Gengibre
“O gengibre é um anti-inflamatório natural, mas ele também age no processo digestivo de uma maneira geral. Alguns estudos verificam que o gengibre estimula os movimentos intestinais e favorece a expulsão”, comentou.
Chá de Erva-cidreira/ Melissa
A erva-cidreira ajuda a diminuir os espasmos no intestino. Algumas pessoas se sentem dolorosas e com cólica antes de ir no banheiro, mas não conseguem evacuar”, disse Patrícia. Segundo ela, a erva cidreira evita estes espasmos desconfortáveis e auxilia na evacuação.
+ VEJA TAMBÉM: Para além do leite! Confira outros três alimentos que são fontes de cálcio, mas não apresentam lactose
Chá de Dente de Leão
“Uma erva muito interessante de ser consumida, o chá de dente de leão faz com que o seu fígado produza mais bile, e essa produção facilita o processo digestivo e até mesmo a melhorar os movimentos peristálticos”, comentou a nutricionista.
EVITE ESTE CHÁ:
A nutricionista ainda destacou um chá de sene, que é bastante disseminado para tratar o intestino preso, mas que não deveria ser recomendado. Segundo ela, esta planta não deve ser consumida porque pode viciar o intestino e prejudicar o desenvolvimento de bactéricas boas. Ela também recomendou que gestantes e lactantes procurem seu médico antes de consumir chás para o intestino.