Esporte na infância: qual atividade esportiva é mais adequada para cada tipo de criança?
Ortopedistas também explicam medidas importantes para que uma criança inicie um esporte com segurança

Ortopedistas também explicam medidas importantes para que uma criança inicie um esporte com segurança
Qual esporte você costumava praticar na infância? Ou ainda: qual esporte você incetiva seu filho a praticar? De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é preciso observar as atitudes e habilidades da criança e do que ela gosta para escolher o esporte ideal.
• Crianças mais centradas e que possuem boa coordenação: esportes coletivos, como o voleibol, basquetebol, futebol e handebol;
• Crianças mais inquietas ou agitadas e distraídas: atletismo ou a natação
• Crianças perfeccionistas, que possuem autocontrole: ginástica, tênis, ou artes marciais;
• Crianças fortes: boxe e rúgbi.
Mas, segundo os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee, além de respeitar os gostos, escolhas, capacidades corporais e personalidades, a segurança vai além: apesar existirem vários pontos a favor da atividade esportiva, eles lembram que distensões, luxações e fraturas fazem parte dos riscos e é preciso atenção para preveni-las.
“As lesões nas atividades esportivas, na maioria das vezes, se devem a treinos incorretos, repetitivos onde há o excesso de atividades e falta de preparo adequado”, afirma o Dr. Pedro. No entanto, o Dr. Bruno mostra que com medidas de segurança necessárias é possível que as crianças pratiquem esportes sem correr tantos riscos.
Para conhecer os pontos importantes para uma criança iniciar um esporte com segurança, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.