Saiba o significado de quatro saudações budistas para você usar

Conheça as principais saudações usadas por Buda e praticadas até hoje por seus seguidores

Conheça as saudações budistas mais tradicionais – Pexels/ Visionpic

As palavras têm poder e para a cultura budista as saudações representam uma maneira de demonstrar respeito e reverência a alguém. Buda fazia questão de exaltar a tradição da utilização de termos respeitosos entre os praticantes do budismo. Por isso, é comum até hoje monges citarem termos para desejar sorte, bem-estar e vida antes ou depois de iniciar uma conversa. Para quem está na jornada em busca de maiores descobertas sobre o estilo de vida pregado por Buda precisa conhecer as saudações mais utilizadas no budismo:

Publicidade

Gasshō

Primeiramente, Gasshō é uma palavra de origem japonesa e significa “mãos juntas”. No budismo, aproximar as duas palmas das mãos durante uma saudação é uma demonstração de reverência, além de ser um cumprimento de agradecimento para a tradição zen.

Tashi Delek

O termo é de origem tibetana e sua tradução está perto das palavras “auspiciosidade e bem-estar”, em português. Os budistas utilizam esta saudação para desejar parabéns e desejos de boa sorte.

Amituofo

“Amituo” significa Infinito e “Fo” significa Buda. Na cultura budista, esta saudação de origem chinesa serve para desejar “Vida e Luz Imensuráveis”.

Namastê

Embora o termo não seja de origem budista, mas de origem hinduísta. Namastê é uma das saudações mais utilizadas por adeptos dos ensinamentos de Buda e significa “eu saúdo a você”, demonstrando respeito e reverência a quem ela é direcionada.