SprayCov: pesquisadores brasileiros desenvolvem spray capaz de eliminar e proteger do coronavírus por 48h
Cientistas da Unicamp criaram um spray com sais de cobre que elimina vírus em máscaras em 1 minuto

Cientistas da Unicamp criaram um spray com sais de cobre que elimina vírus em máscaras em 1 minuto
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, desenvolveram um produto, batizado de SprayCov, capaz de eliminar coronavírus de superfícies e protege-la por até 48 horas.
Pensando em ideias capazes de amenizar os riscos de contaminação pela Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, cientistas brasileiros criaram uma substância em formato de spray com sais de cobre e polímeros biodegradáveis em sua composição.
Quando em contato com a superfície de máscaras de proteção, este líquido elimina vírus em até 1 minuto e cria uma barreira protetora que atua por dois dias. Os sais de cobre já são substâncias utilizadas na agricultura contra pragas, já os polímeros atuam como uma cola, que atua na fixação do produto na máscara.
Além de eliminar o novo coronavírus, a pesquisa identificou que este spray também elimina outros tipos de vírus como os da influenza, associado a gripes.
O SprayCov já foi patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e já recebeu algumas ofertas para compra, de acordo com os autores da pesquisa.