Confira 7 hábitos para reduzir o risco de demência
Um estudo concluiu que seguir alguns hábitos saudáveis é fundamental para diminuir o risco de desenvolver a demência

Um estudo concluiu que seguir alguns hábitos saudáveis é fundamental para diminuir o risco de desenvolver a demência
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos, e publicado na revista Neurology, concluiu que ter alguns hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para diminuir o risco de desenvolver demência. De acordo com a pesquisa, 7 hábitos são capazes de reduzir em até 43% a probabilidade de ter a doença.
Os autores do estudo analisaram dados de aproximadamente 12 mil pessoas com média de idade de 50 anos. Eles receberam uma pontuação de acordo com a intensidade com a qual aderiam a cada um dos sete hábitos listados. Ao cruzarem as informações de saúde, os pesquisadores constaram que entre os voluntários mais saudáveis praticamente não havia casos de demência.
O estilo de vida ajuda, inclusive, as pessoas com pré-disposição genética a evitar o transtorno neurocognitivo. Ao final da pesquisa, 2.234 pessoas desenvolveram demência. Os pesquisadores falaram que uma dieta rica em vegetais, frutas e nozes é fundamental nesse processo. Além disso, o organismo deve ser estimulado com, pelo menos, 150 minutos de exercícios moderados por semana, ou 75 minutos de exercícios vigorosos.
Confira os 7 hábitos listados pelo estudo:
1: Controlar a pressão arterial;
2: Controlar o açúcar no sangue;
3: Manter o colesterol em níveis adequados;
4: Controlar o peso;
5: Manter uma dieta saudável;
6: Praticar exercícios físicos;
7: Não fumar.