Três motivos para você adicionar o maracujá na sua dieta

Presente em abundância no Brasil, e conhecido pelo efeito calmante, o maracujá ainda previne doenças, controla a ansiedade e regula a flora intestinal

maracujá
Conhecido pelo efeito calmante, o maracujá ainda previne doenças, controla a ansiedade e regula a flora intestinal – Canva Equipes/Agdigitalartist

Não cansamos de falar sobre o poder das frutas para a saúde, pois uma alimentação baseada em alimentos, como maçã, uva e laranja, traz benefícios imensuráveis. Por isso, elas são as queridinhas e estão presentes na casa de todos os brasileiros! Mas uma, em específico, tem o coração da população: o maracujá. Esse apreço pelo fruto, no entanto, não é uma surpresa. Isso porque, para além do sabor, ela atrai as pessoas por prevenir doenças, controlar a ansiedade e regular a flora intestinal.

Publicidade

Três motivos para comer maracujá

Com origem na América Tropical, o maracujá se enquadra no gênero Passiflora, que apresenta cerca de 600 espécies. Estima-se que mais de 150 delas são nativas do Brasil, o que pode explicar a sua fama no país! Essa fruta é muito conhecida por atuar como um calmante. Assim, em busca de evitar a ansiedade e o estresse, as pessoas costumam recorrer ao suco do fruto. No entanto, os flavonoides, como kaempferol e quercetina, propriedades do maracujá que atuam no sistema nervoso e proporcionam relaxamento, estão presentes em suas folhas. Desta forma, o mais indicado, em casos de tensão, é fazer um chá!

O sucesso dessa fruta, contudo, não vem somente do efeito calmante. O alimento também apresenta, como ponto positivo, a prevenção de enfermidades, tais quais diabetes e doenças cardiovasculares. Os antioxidantes, presentes na polpa e nas folhas, ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue ao protegerem as células que produzem insulina. Esses ainda são responsáveis por melhorar a saúde das artérias e prevenir doenças crônicas. Além disso, a casca do maracujá possui pectina, uma fibra que alimenta bactérias boas, melhorando o funcionamento do intestino e estimulando a eliminação de toxinas e gorduras.

Benefícios bônus!

Como falamos no início, os benefícios das frutas são imensuráveis e, nesse quesito, o maracujá não sai perdendo! Isso porque esse fruto ainda combate o envelhecimento precoce e flacidez por ter em sua composição vitaminas (A e C) e antocianinas, que protegem a pele dos radicas livres. Confira no vídeo abaixo mais vantagens dessa fruta!

*Texto sob orientação de Helena Gomes