Lady Gaga revela luta contra fibromialgia: “sou forte”

Fatores como genética, infecções e eventos traumáticos podem desencadear ou agravar a condição que já impediu a artista de realizar um show no Rock In Rio em 2017

Fibromialgia
Lady Gaga revela tratamento para Fibromialgia – depositphotos.com / Jean_Nelson

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor muscular generalizada e outros sintomas como fadiga e distúrbios do sono. Embora a causa exata ainda não seja totalmente compreendida, pesquisas sugerem que ela pode estar relacionada a alterações no sistema nervoso central. Fatores como genética, infecções e eventos traumáticos podem desencadear ou agravar a condição.

Publicidade

É como se o corpo estivesse em estado de alerta constante. Sinais normais do organismo são interpretados como dor. Assim, essas dores podem migrar de lugar, ter sensação de queimação ou inchaço. Além disso, vêm acompanhadas de outros sintomas.

Fibromialgia: Lady Gaga revela luta contra condição

A cantora Lady Gaga, que está no Brasil para um show em Copacabana, tem falado abertamente sobre sua luta contra a doença. Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em 2020, a artista  revelou que, além do uso de medicamentos, faz tratamento com a Terapia Comportamental Dialética (DBT, na sigla em inglês).

“E, também, graças a algo que aprendi com a DBT que se chama ‘aceitação radical’. Estou sentada aqui com a mulher mais poderosa do mundo. Eu tive que aceitar que colocaria minha vergonha em uma caixa que está bem ali [fora] e a deixaria muito pequena”, contou.

Em seguida, revelou sua estratégia mental para seguir em frente: “Digo a mim mesma: ‘eu tenho problemas de saúde mental, eu tomo muitos remédios para permanecer no jogo e eu sou uma sobrevivente, estou vivendo e enfrentando, sou forte e vou agarrar todas as experiências da minha vida e compartilhá-las com o mundo para transformá-lo em um lugar melhor’”, completa.

Em 2017, ela cancelou seu show no Rock in Rio devido às fortes dores que sentiu. “Brasil, estou devastada. Não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas preciso cuidar do meu corpo agora”, escreveu a cantora na rede social X (antigo Twitter).

Por fim, de acordo com o neuro-ortopedista especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, apesar de não ter cura, é possível amenizar os os sintomas da condição:

“O tratamento para a dor da fibromialgia envolve diferentes métodos para aliviar os sintomas. Usam-se analgésicos, relaxantes musculares, para reduzir a dor e terapias físicas, com exercícios que ajudam a alongar e fortalecer os músculos, mais recentemente tem se usado célula tronco mesenquimal proveniente do cordão umbilical com excelentes resultados no manejo das dores e crises fortes, com impressionantes resultados no manejo desta patologia”.

Publicidade

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.