O que significa o gato abanar o rabo? Especialistas explicam
A cauda do gato e os tipos de movimentos podem demonstrar desde animação, felicidade e carinho, até medo, irritação ou mal-estar

A cauda do gato e os tipos de movimentos podem demonstrar desde animação, felicidade e carinho, até medo, irritação ou mal-estar
Quem nunca desejou que o pet tivesse o poder da fala para conseguir entender o que ele está passando? A vida dos tutores, com certeza, seria bem mais fácil se isso fosse possível! No entanto, apesar de não saberem conversar através de palavras como os humanos, os animais encontraram outras formas de se comunicar. Um exemplo é o abanar da cauda, que está muito atrelado à agitação, no caso dos cachorros. Mas, para o gato, você sabe o que essa ação pode indicar?
De acordo com os especialistas, quando o pet está balançando o rabo ereto, significa que ele está feliz, ansioso e pronto para brincar. Além disso, nesse momento, o animal costuma liberar energia. Há ainda outros tipos de abano. Um exemplo são os movimentos somente na base ou na ponta da cauda, que indicam que o gato está nos cumprimentando. Entretanto, se a agitação nessa região for intensa e apontar para todos os lados, pode sinalizar irritação.
Em contraposição, nos momentos em que o animal está de bom humor e pronto para receber carinho, o seu rabo estará enrolado. Já esconder a cauda demostra que ele está com medo. Existe a possibilidade da ação estar acompanhada de olhos esbugalhados, orelhas achatadas e pupilas dilatadas.
Ademais, é possível saber quando o felino está com raiva ou demarcando território. Isso porque, ao primeiro sinal desses sentimentos, o pet arrepia os pelos da região. Desta forma, a fim de mostrar poder, ele também mantém o rabo erguido. Nesse caso, os especialistas recomendam separá-lo de outras pessoas e animais para impedir que aconteça alguma desentendimento ou agressões.
Além de os felinos evidenciarem seus sentimentos pela cauda, eles dão sinais sobre a saúde física. Para o portal ‘Purina’, o veterinário Ernie Ward apontou que os gatos abanam o rabo enquanto estão deitados ao sentirem dor, indisposição ou algum desconforto. Essa atitude também pode ocorrer juntamente com comportamentos inadequados, como se esconder e espalhar comida pela casa.
“As pessoas tendem a perceber o abanar da cauda como algo muito positivo. Na verdade, existem tantos sinais sutis diferentes que podem ser transmitidos. O rabo está se mexendo mais para a esquerda ou para a direita? Com que velocidade? Está acima ou abaixo da linha média? Todos esses movimentos significam coisas totalmente diferentes. Alguns estão felizes. Outros são sinais de pré-agressão. Você pode ver todo o espectro apenas na agitação desse membro”, explicou a diretora do Laboratório de Interação Humano-Animal da Universidade Estadual do Oregon, Monique Udell, ao ‘O Globo’.