Se você dorme com seu animalzinho, provavelmente, está aproveitando esses cinco benefícios

Especialistas apontam que dividir a cama com o pet pode ajudar a moldar a personalidade, prevenir transtornos mentais e melhorar a qualidade do sono

dormir
Especialistas apontam que dormir com o pet pode ajudar a moldar a personalidade, prevenir transtornos mentais e melhorar a qualidade do sono – Canva Equipes/pixelshot

Você costuma dividir a cama com seu animal de estimação? Se a resposta for sim, saiba que, além do carinho e da companhia, este hábito pode trazer diversos benefícios para a saúde física e emocional. Apesar de algumas pessoas ainda terem dúvidas sobre o hábito, estudos mostram que dormir com seu pet tende a melhorar o sono, aliviar o estresse e fortalecer o vínculo afetivo. Entenda:

Publicidade

Vantagens de dormir com o pet

De acordo com os especialistas, compartilhar a cama com um animalzinho proporciona impactos positivos, principalmente, para o emocional. Isso porque esse costume não somente auxilia no controle do estresse, como na prevenção de transtornos mentais. “O contato com os pets melhora um quadro de doenças através da relação de pessoas que têm depressão ou ansiedade com seu pet. Tem o aumento de neurotransmissores benéficos, como a oxitocina e a dopamina, os hormônios do bem-estar”, explicou a psicóloga Lilian Gallego ao ‘G1’.

Ademais, uma pesquisa publicada pelo Centro do Sono da Mayo Clinic, com 150 participantes, revelou que 41% dos indivíduos se sentiam mais seguros durante a noite com a companhia dos bichinhos. Para além da saúde mental, experimentos ressaltam que esse simples ato pode ajudar a moldar nossa personalidade. Profissionais apontam que dormir com o pet nos torna mais empáticos, já que ficamos mais dispostos para compreender os sentimentos de outros seres.

Desta forma, a prática também ajuda a fortalecer os laços com os animais, pois eles passam a confiar no tutor, permitindo maior aproximação. Além disso, outro benefício é a melhora na qualidade do sono e a redução da insônia. De acordo com pesquisadores da Canisius College, a presença do bichinho na cama não somente faz com que as pessoas tenham uma boa noite de descanso, como durmam mais cedo e com facilidade.

“Em comparação com os parceiros de cama humanos, os cães que dormiam na cama do dono perturbavam menos o sono e estavam associados a sentimentos mais fortes de conforto e segurança, ressaltaram ao portal ‘Mirror’.

Recomendações

Entretanto, os especialistas destacam que é necessário tomar alguns cuidados para evitar a proliferação de doenças e garantir a saúde do bichinho. Sendo assim, o principal deles é manter a higiene do animal em dia e verificar a presença de pulgas ou carrapatos. Por isso, eles indicam sempre limpar as patinhas antes de colocá-los na cama Ademais, é recomendado estabelecer limites.

“O cachorro ou o gato é mais feliz quando sabe como que é a hierarquia da casa, quem é que manda e o local de cada um, porque se não, ele vai querer ser o líder”, esclareceu veterinário Reynaldo Landgraf, em entrevista ao ‘G1’.

Publicidade