Pesquisa descobre que carinho da mãe pelo bebê molda traços de personalidade
Segundo os profissionais da University of Edinburgh, o cuidado maternal tende a afetar os cinco maiores traços que são a base do caráter humano aos 18 anos de idade

Segundo os profissionais da University of Edinburgh, o cuidado maternal tende a afetar os cinco maiores traços que são a base do caráter humano aos 18 anos de idade
Uma pesquisa descobriu que não só o carinho da mãe nutre a alma do filho, como molda sua personalidade. Segundo os profissionais da University of Edinburgh, o cuidado maternal tende a afetar os cinco maiores traços – segundo definição de psicólogos – que são a base do caráter humano aos 18 anos de idade. São eles: extroversão, afabilidade, franqueza, consciência e estabilidade emocional. Saiba mais:
Primeiramente, para isso, os especialistas acompanharam o crescimento de 2,232 gêmeos idênticos – sendo 51,1% deles, mulheres – desde o nascimento até a maioridade. O principal meio de estudo, além das visitas frequentes, acontecia por gravações das mães falando sobre cada um de seus dois filhos. Dessa forma, eles poderiam notar o carinho e afeição que sentiam pelos herdeiros.
Com isso, chegaram à conclusão que os filhos das que expressavam mais dessas qualidades, eram considerados pessoas mais abertas, conscientes e afáveis quando se tornavam jovens adultos. Ademais, perceberam que o afeto positivo vindo da maternidade é a chave para modelar os traços de personalidade atrelados ao sucesso na educação, no trabalho e na saúde, que ainda é capaz de influenciar os que vêm na próxima geração.
“Essa pesquisa oferece evidência valiosa, mas ainda precisamos entender as nuances de como outros fatores, como genética e as experências anteriores da vida dessas mães possibilitam uma interação com quem os filhos são”, concluiu a autora principal do estudo e professora de psicologia, Jasmin Wertz.
Já sabemos que a insônia pode estar correlacionada com uma má alimentação, além da saúde física e mental. No entanto, você sabia que a qualidade do seu sono é influenciada pela sua personalidade? É isso que aponta um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista científica ‘Journal of Sleep Research‘. Entenda:
Primeiramente, para chegar à esta conclusão, os estudiosos se basearam em duas teorias: a que classifica os 3 Ps da insônia – predisposição, precipitação (gatilhos relacionados aos primeiros sintomas) e perpetuação (comportamentos que prolongam a doença) – e a Big Five. Esta última aponta que todos os indivíduos possuem cinco traços de personalidade, em diferentes níveis. Clique aqui e leia a matéria completa.