Veja cinco curiosidades sobre o Papa Leão XIV
Após sua nomeação, na última quinta-feira (8), o Papa Leão XIV se tornou o primeiro pontífice agostiniano e estadunidense

Após sua nomeação, na última quinta-feira (8), o Papa Leão XIV se tornou o primeiro pontífice agostiniano e estadunidense
Na última quinta-feira (8), com o fim do Conclave, Robert Francis Prevost foi eleito o 267º papa. Agora, conhecido como Leão XIV, o sucessor de Francisco – que faleceu em 21 de abril – se tornou o primeiro pontífice agostiniano e estadunidense. Confira cinco curiosidades sobre o líder religioso:
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, em Chicago, de acordo com o Registro Nacional de Migração, o homem, de 69 anos, também é um cidadão peruano desde agosto de 2015. Isso porque, após estudar teologia e direito canônico, Prevost passou décadas empenhado em missões no país. No local, ele ainda atuou como bispo de Chiclayo e segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.
Assim, Leão XIV se tornou o segundo americano a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica. Nas redes sociais, a presidente do Peru, Dina Boluarte, comemorou a conquista, afirmando que este seria “um momento histórico para o país e o mundo”.
“Em nome do governo e do povo, expressamos nossa imensa alegria. Enviamos saudações e um abraço fraterno a Sua Santidade Leão XIV. Ele se tornou cidadão peruano em 2015 como expressão de seu profundo amor pelo país, onde dedicou grande parte de sua vida religiosa ao serviço dos mais pobres. Sua escolha pelo Peru não foi apenas formal, mas profundamente espiritual e humana”, complementou.
Para muitos, Robert Francis ganhou destaque após a nomeação. Entretanto, ele já possuía um papel importante no Vaticano desde 2019, quando esteve entre entre os membros da Congregação para o Clero, a pedido de Francisco. Já em 2023, assumiu o comando do Dicastério para os Bispos, em que deveria avaliar candidatos para o cargo e recomendar outros religiosos.
No mesmo ano, o antecessor o promoveu a cardeal. Enfatizando a relação entre os dois, em 28 de fevereiro de 2024, o atual pontífice acompanhou as últimas viagens apostólicas de Bergoglio. Além disso, ele presidiu o rosário pela saúde do homem em três de março, na Praça São Pedro, durante uma internação.
Antes de iniciar o papado, Prevost decidiu pelo nome Leão, que foi utilizado anteriormente pelo Papa Leão XIII, entre 1878 a 1903. Na época, o pontífice buscou defender os trabalhadores e os pobres. Por isso, especialistas apontam que a escolha pode indicar que o novo líder religioso deverá seguir um caminho semelhante.
Além disso, de acordo com estudiosos, o nome também faz referência ao seguidor de São Francisco de Assis, Frei Leão. “A decisão é muito significativa. Penso que ele demonstra para toda a Igreja que pretende seguir os passos do papa Francisco, assim como Frei Leão foi um fiel amigo de São Francisco de Assis e esteve sempre ao lado dele, mesmo nos momentos de maiores dificuldades”, explicou o pesquisador Thiago Maerki, à ‘BBC News Brasil’.
De acordo com o Vaticano, o Leão XIV é o primeiro papa agostiniano. Ele entrou para a Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) em 1977 e liderou por anos como o prior geral. Ademais, durante seu período no Peru, o líder religioso se tornou doutor com tese baseada na vertente que segue ideais dos Atos dos Apóstolos.
Uma última curiosidade interessante sobre o novo pontífice é o seu amor pelo tênis. Em entrevista à Ordem Agostiniana, logo após ser eleito, ele revelou: “Eu me considero um jogador de tênis amador razoável. Desde que deixei o Peru, tive poucas ocasiões para praticar, então estou ansioso para voltar às quadras”. Leão XIV ainda contou que gosta de viajar, ler e caminhar.