Quanto tempo durou o Conclave do Papa Francisco? Relembre

Atualmente, o Conclave, que já chegou a durar anos, costuma levar entre dois e três dias; a nomeação de Francisco foi uma das mais rápidas

papa
Atualmente, o Conclave, que já chegou a durar anos, costuma levar entre dois e três dias; a nomeação de Francisco foi uma das mais rápidas – depositphotos.com /YAY_Images

Em 1268, com a morte do Papa Clemente IV, a Igreja Católica instaurou o Conclave. Desde o surgimento desse processo, a escolha de um novo pontífice já chegou a levar anos ou até mesmo horas, como no caso de Júlio II. No entanto, no último século, as votação não duraram mais de cinco dias. Um exemplo é a de Francisco, considerada uma das mais rápidas da história.

Publicidade

Conclave do Papa Francisco

Em fevereiro de 2013, o catolicismo enfrentou um desafio após Bento XVI renunciar ao cargo, o que não acontecia há mais de 600 anos. A decisão, que pegou muitos cardeais de surpresa, fez com que eles tivessem que se preparar rapidamente para realizar o Conclave em 30 dias. O processo, no entanto, aconteceu mais rapidamente do que era esperado. Isso porque se iniciou em 11 de março e durou somente até o dia 12.

Assim, em 48 horas, 16 cardeais elegeram o argentino Jorge Mario Bergoglio. Especialistas apontam que, no começo, ele não estava entre os preferidos. Na época, o italiano Angelo Scola, o canadense Marc Ouellet e o brasileiro Odilo Scherer, apareciam como os mais papáveis. Mas, naquele momento, os líderes religiosos decidiram que a Igreja deveria passar por uma renovação e selecionar alguém para inspirar os fiéis.

Desta forma, aos 76 anos de idade, Bergoglio se tornou Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. Além de trazer uma nova visão para a instituição, de caridade e inclusão, ele atingiu a conquista de ser o primeiro Papa latino-americano. “Sou um grande pecador, confiando na misericórdia e na paciência de Deus. No sofrimento, aceito”, afirmou após a votação, segundo a agência ‘EFE’.

Cinco frases que explicam sua liderança

“Deus escolhe pessoas boas em todas as religiões”. Esta é somente uma das falas que mostram como o papado de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi extremamente importante não somente para a população católica, como para o mundo. O pontífice, que nos deixou aos 88 anos, em 21 de abril, liderou de maneira inclusiva e consciente. Em suma, muitos de seus pronunciamentos enfatizam essa afirmação. Confira a matéria completa. 

 * Sob supervisão de Lilian Coelho Maffei