Entre as celebrações dos santos desta quinta-feira, estão as de dois papas, o que é curiosamente interessante, já que, neste dia 8 de maio, foi também anunciado o Papa Leão XIV. Confira quais são:
Celebração de dois pontífices no dia de Papa Leão XIV
São Bonifácio IV
Primeiramente, no ano de 608, subiu ao trono, na mesma data, Papa Bonifácio IV. Este era monge beneditino e foi líder após período vacante – ou seja, o cargo ficou sem líder – de nove meses. Um dos seus maiores feitos foi a consagração do Panteão de Roma e de Nossa Senhora e a Todos os Santos.
São Bento II
Já alguns anos mais tarde, em 685, falecia o Papa Bento II, por quem o imperador do Oriente, Constantino IV tinha apreço. Dessa forma, a eleição de um papa, á época, foi interrompida, e quem deveria tomar a decisão era Constantinopla e seu governador Bizantino, em Ravenna.
Quem é o Papa Leão XIV?
Com 69 anos, o, até então, bispo de Chiclayo e chefe do Dicastério para os Bispos, nasceu em Chicago, mas acabou não passando grande parte nos Estados Unidos. Isso porque viveu 20 anos da sua vida no Peru, onde acabou adquirindo cidadânia e ficou conhecido como pastor de duas pátrias. Ademais, ele é fluente em espanhol, italiano e inglês, além de ter um pouco de conhecimento do latim, e se formou na ordem dos agostinianos.
Segundo a mídia, ele era próximo ao Papa Francisco e os analistas enxergam sua vertente como mais progressista da Igreja norte-americana, apresentando certa sensibilidade em relação à imigração e justiça social. Além disso, em discursos anteriores demonstrou estar alinhado aos movimentos carismáticos. E, primeiramente, ao dar a bênção, compartilhou uma parte de sua visão para com o público e afirmou que quer “prosseguir com a bênção” de Francisco. Clique aqui e leia a matéria completa.