‘Essa é a paz de Cristo ressuscitado’, diz Papa Leão XIV; conheça o novo pontífice
Com 69 anos, o, até então, bispo de Chiclayo e chefe do Dicastério para os Bispos, nasceu em Chicago, mas acabou não passando grande parte nos Estados Unidos

Com 69 anos, o, até então, bispo de Chiclayo e chefe do Dicastério para os Bispos, nasceu em Chicago, mas acabou não passando grande parte nos Estados Unidos
Após a Igreja Católica ter evitado um papa norte-americano durante anos, por causa do peso político que tal momento teria, nesta quinta-feira (8), a tradição foi quebrada. Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, ganhou o cargo mais importante do Vaticano. Conheça um pouco mais sobre ele:
Com 69 anos, o, até então, bispo de Chiclayo e chefe do Dicastério para os Bispos, nasceu em Chicago, mas acabou não passando grande parte nos Estados Unidos. Isso porque viveu 20 anos da sua vida no Peru, onde acabou adquirindo cidadânia e ficou conhecido como pastor de duas pátrias. Ademais, ele é fluente em espanhol, italiano e inglês, além de ter um pouco de conhecimento do latim, e se formou na ordem dos agostinianos.
Segundo a mídia, ele era próximo ao Papa Francisco e os analistas enxergam sua vertente como mais progressista da Igreja norte-americana, apresentando certa sensibilidade em relação à imigração e justiça social. Além disso, em discursos anteriores demonstrou estar alinhado aos movimentos carismáticos. E, primeiramente, ao dar a bênção, compartilhou uma parte de sua visão para com o público e afirmou que quer “prosseguir com a bênção” de Francisco. Confira algumas partes:
“Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”
“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês”
“Essa é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus, que nos ama a todos incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz franca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”.
“Para a Igreja de Roma, uma saudação especial: precisamos tentar, juntos, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber — como nesta praça, com braços abertos — todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor”.
Ver essa foto no Instagram