Gratidão gera bem-estar, resiliência e esperança; veja o que dizem os especialistas

Quando nos deparamos com algum comentário negativo sobre nós ou até mesmo uma notícia ruim nos alcança, aquilo fica remoendo dentro da nossa mente por um dia inteiro; mas você reparou que isso não acontece quando se trata de algo bom?

gratidão
As menores, mas intencionais, práticas de gratidão podem contradizer a negatividade, melhorar o bem-estar, a resiliência e a felicidade – Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Quando nos deparamos com algum comentário negativo sobre nós ou uma notícia ruim, aquilo fica remoendo dentro da nossa mente por um dia inteiro! Mas você já reparou que isso não acontece quando se trata de algo bom? Segundo o ‘The Conversation‘, “a informação ruim, naturalmente, pega nossa atenção, mais do que os eventos positivos. Mas simples estratégias que expressam gratidão podem nos ajudar a ajustar o foco”. Saiba mais:

Publicidade

Os benefícios da gratidão

A psicóloga social, Monica Y Barlett relatou que mesmo as menores, mas intencionais, práticas podem contradizer a negatividade, e, assim, melhorar o bem-estar, a conexão emocional e aumentar a resiliência. Isso porque a gratidão é experienciada como uma emoção positiva e surge ao notarmos os outros – como amigos e família, mas também estranhos – através de uma visão de valor. “Quando sentimos gratidão por alguém ou algo, isso, comprovadamente, melhora nossa satisfação perante nossas relações, diminui os sintomas de depressão, e melhora a sensação de bem-estar e felicidade”, explicou.

Como ter mais gratidão?

Porém, perceber a gratidão pelos outros ou graças à beleza do mundo pode ser um ato temporário e, ao fim do dia, se esvanecer. Mas, pelo lado bom, há duas formas, através da prática, de fazê-la durar mais ou lembrar da mesma ao deitar-se. Primeiramente, você pode usar um caderno para anotar o que aconteceu de bom no dia, ou mesmo fazer uma lista. Se isso não der certo, a especialista indica expressar a gratidão na hora, e, se for por alguém, diga o motivo ao mesmo em voz alta.

Harvard aconselha seguir 4 hábitos para ter manhãs melhores

Segundo um grupo de pesquisadores da Escola de Desenvolvimento Profissional e Executivo da Universidade de Harvard, as primeiras horas da manhã são extremamente importantes. Sendo assim, eles listaram quatro dicas para deixar sua rotina matinal ainda mais saudável. Clique aqui e leia a matéria completa.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital