Aprenda quatro formas de usar os óleos essenciais para aliviar a dor de cabeça

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com dor de cabeça frequentemente

dor-de-cabeça-óleos-essenciais
Para a dor de cabeça, há alternativas mais naturais, como o uso de óleos essenciais; então listamos maneiras de usá-los para o alívio – Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com dor de cabeça frequentemente. Por isso, muitas vezes, acabam recorrendo aos analgésicos. Porém, há alternativas mais naturais, como o uso de óleos essenciais. Abaixo, com a ajuda da aromaterapeuta Daiana Petry, listamos quatro formas para aliviar o incômodo. Confira:

Publicidade

Quatro jeitos de curar dor de cabeça com óleos essenciais

“A dor de cabeça não é apenas física, pois está ligada ao estresse, tensão muscular, cansaço mental e até digestão. Óleos essenciais, como lavanda, hortelã-pimenta, eucalipto globulus e manjerona, por sua vez, têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e reduzem o nível de cortisol. Dessa forma, eles ajudam o cérebro a sair do estado de alerta constante e ativam áreas ligadas ao alívio e à regulação do incômodo”, explica.

  • Compressa aromática fria: Pingue duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher (sopa) de álcool de cereais ou sabonete líquido neutro. Misture bem e acrescente, em uma pequena bacia com água gelada. Depois, aplique o pano úmido sobre a testa ou nuca por dez minutos.
  • Banho antitensão: Adicione cinco gotas de óleo de lavanda e três gotas de óleo de manjerona em duas colheres (sopa) de sabonete líquido neutro. Dilua o líquido na banheira e permaneça de molho por 20 minutos.
  • Inalação profunda: Pingue uma gota de óleo essencial de eucalipto globulus em um lenço e inspire profundamente por alguns minutos. Esta mistura é ideal para dores com componente sinusal.
  • Massagem com óleo vegetal: Misturar duas gotas de óleo de manjerona e uma de hortelã-pimenta em uma colher de óleo vegetal de sua preferência. Aplique com movimentos circulares nas têmporas, nuca e ombros.

Por fim, é “importante lembrar que óleos essenciais devem ser puros, de boa procedência e nunca aplicados diretamente na pele. A aromaterapia é uma ferramenta de autocuidado complementar e não substitui o acompanhamento médico, especialmente em casos de cefaleias crônicas ou enxaquecas severas”.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital