Menos calórico e mais saudável: com poucos ingredientes, faça um chocolate quente gostoso

De acordo com a nutricionista Alice Paiva, a receita tradicional é pobre em nutrientes, além de apresentar um elevado índice glicêmico

chocolate-quente
De acordo com a nutricionista Alice Paiva, o chocolate quente tradicional é pobre em nutrientes e apresenta um elevado índice glicêmico – Canva/happylark

Ao primeiro sinal de frio, muitos brasileiros recorrem àqueles doces que permitem o aquecimento corporal, como o chocolate quente. O problema, de acordo com profissionais, é que esta bebida, apesar de gostosa, costuma ser pouco nutricional. A especialista em reeducação alimentar, Alice Paiva, no entanto, aponta que há uma forma de torná-la saudável, sem alterar muito seu sabor.

Publicidade

“Ao ajustar ingredientes e valorizar a composição nutricional, é possível transformar até receitas afetivas como esse líquido em opções funcionais, que oferecem saciedade, energia e benefícios para o metabolismo”, explica.

Diferenças entre a versão tradicional e a funcional

Segundo a nutricionista, o principal malefício do chocolate quente comum é o elevado índice glicêmico, que pode causar doenças cardiovasculares, diabetes e problemas renais. Isso porque a receita tradicional leva achocolatado com alto teor de açúcar, amido de milho e creme de leite, ingredientes ricos em calorias vazias.

É uma combinação que gera um pico de glicose no sangue e a sensação de fome pouco tempo depois. Funciona como um prazer momentâneo, mas não sustenta nem nutre como poderia“, detalha.

Por este motivo, a fim de enriquecer a refeição, Paiva recomenda substituir os elementos por outros que tenham fibras, proteínas e antioxidantes. A indicação da profissional é apostar em leite vegetal ou desnatado, cacau puro, aveia, whey protein, chocolate 70% e mel. Saiba como preparar:

Receita do chocolate quente e modo de preparo 

Para saborear essa bebida funcional, você deverá aquecer 200 ml de leite desnatado, juntamente com uma colher de sopa de cacau 100% e outra de aveia. Em seguida, espere até a mistura engrossar. Depois, desligue o fogo e acrescente um scoop de whey protein sabor chocolate, mexendo até dissolver. Por fim, se preferir um adocicado, adicionei uma colher de chá de mel.

É um lanche excelente para os dias frios, porque oferece energia equilibrada e ainda ajuda no controle da fome. Além disso, o cacau é rico em compostos que melhoram o humor, como os flavonoides”, destaca.

*Texto feito em parceria com Débora Marqueti, da TAG Comunicação

Publicidade