Publicidade

14 de abril é o Dia do Café! Nutróloga fala sobre os benefícios desta bebida típica brasileira

A profissional Dra. Fernanda Cortez foi a responsável por conversar com a Bons Fluidos sobre o lado bom de consumir café

14 de abril é o Dia do Café! Nutricionista fala sobre os benefícios desta bebida típica brasileira – Pexels

É no dia 14 de abril que celebramos e homenageamos a bebida mais famosa e apreciada pelos brasileiros em qualquer canto do país: o café!

Publicidade

Sobre o bom e velho cafezinho, seja ele espresso, coador, duplo, ou o que você preferir, a nutróloga Dra. Fernanda Cortez conversou com a Bons Fluidos e comentou a respeito de seus benefícios.

+ VEJA: Você sabia que comer manga pode reduzir rugas? Entenda

De acordo com a profissional, o café é um grão rico em antioxidantes e pode ser um ótimo estimulante para beneficiar a nossa concentração, memória e foco. Além disso, pode colaborar na prevenção de doenças como o câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

A ingestão da bebida também pode colaborar no combate a depressão e no bom funcionamento do intestino. Que maravilha, não?

Publicidade

Porém, se consumido em excesso, o café pode ter alguns efeitos negativos, como causar insônia e piorar a absorção de cálcio e ferro pelo nosso corpo. Um dos malefícios do café também pode ser a piora da arritmia cardíaca. Por isso, se você tem problemas no coração, principalmente, fique esperto e controle o consumo da bebida. 

+ VEJA: Cabelos e saúde mental: tricologista explica como questões emocionais podem afetar a saúde dos fios

Vale lembrar que apenas a sua ingestão em doses sem exagero é beneficial para o organsino. Segundo Fernanda, o ideal é sempre manter os níveis de cafeína entre 300 a 400 mg por dia. É importante dizer que bebidas que contém cafeína, se ingeridas em excesso, também podem ser prejudiciais para a nossa saúde.

Publicidade