Publicidade

5 alimentos para deixar a pele mais resistente contra o sol e a poluição

É claro que eles não substituirão o protetor solar, mas incluir esses alimentos pode fornecer um reforço importante na resistência contra o sol e a poluição

5 alimentos para deixar a pele mais resistente contra o sol e a poluição
5 alimentos para deixar a pele mais resistente contra o sol e a poluição – Foto de Lisa Fotios no Pexels/Foto de Julia no Pexels

Você pode achar estranho falar em alimentos que ajudam na prevenção de danos ambientais causados pelo sol e pela poluição, mas existem pessoas que, por uma predisposição genética, têm uma aceleração do envelhecimento da pele quando expostas aos raios solares (até oito vezes maior que o normal).

Publicidade

“E é por isso que a alimentação, mesmo não substituindo o protetor solar, funciona como um reforço muito importante para deixar a pele mais resistente, evitando uma degradação de colágeno mais acentuada, e ajudando na formação dessa proteína de sustentação”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Os dermatologistas dizem que você deve usar protetor solar o tempo todo, mesmo quando estiver dentro de casa. Portanto, não ignore esse produto no uso diário.

Quanto à alimentação, Dra. Mônica Aribi, dermatologista, lembra que alguns alimentos também merecem cuidado, pois a ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares.

Para proteção extra contra os raios ultravioleta prejudiciais, você pode adicionar certos alimentos à dieta para aumentar a proteção solar natural e antioxidante da pele. Abaixo, a médica nutróloga destaca alguns alimentos que possuem qualidades naturais de proteção:

Publicidade

5 alimentos que ajudam contra o sol e a poluição

Tomates: o licopeno, um antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar a prevenir queimaduras solares na pele. “Os tomates também contêm um pigmento chamado luteína, que reduz os radicais livres nocivos originados de uma exposição solar sem proteção eficiente, minimizando o risco de um estresse oxidante na pele e de lesões causadas pelo sol”, afirma a Dra. Marcella.

Melancia: a melancia também é uma boa fonte de licopeno, um caratenóide que protege a pele contra queimaduras solares e câncer de pele. “Os raios ultravioletas promovem a formação de radicais livres que podem danificar as células da pele. O licopeno atua como um escudo protetor para defender as células da pele desse ataque. Além do mais, a melancia é 90% aquosa, o que ajuda a manter seu corpo e sua pele hidratados”, afirma a médica.

Frutas vermelhas: com antioxidantes e vitamina C, que podem proteger a pele dos danos do sol, as frutas vermelhas também fornecem nutrientes importantes para a formação das proteínas de sustentação da pele, como colágeno e elastina.

Publicidade

Chocolate amargo: o cacau é uma excelente fonte de antioxidantes como polifenóis e catequinas, que estudos descobriram ser eficazes na proteção da pele contra queimaduras solares e câncer de pele.

Uvas pretas: com antioxidantes, as uvas pretas podem ajudar a bloquear os prejudiciais raios UV, prevenir rugas e aumentar a elasticidade da pele. “A fruta também é uma excelente fonte de Vitamina E que mantém a pele hidratada. Mas o que mais chama a atenção é o resveratrol, um polifenol que tem ação anti-inflamatória, protetora do DNA celular e antioxidante”, afirma a nutróloga. Além disso, a vitamina C das uvas ajuda a revitalizar as células da pele.

Publicidade