bem-estar   / Para além da beleza

''A micropigmentação devolveu a minha autoestima''; entenda como o método de beleza ajuda pessoas com alopecia e câncer

O biomédico e micropigmentador James Olaya conversou com a Bons Fluidos sobre o assunto e explicou a diferença entre a micropigmentação cosmética e a paramédica

Maria Fernanda Favoretto sob supervisão de Marina Pastorelli Publicado terça 3 agosto, 2021

O biomédico e micropigmentador James Olaya conversou com a Bons Fluidos sobre o assunto e explicou a diferença entre a micropigmentação cosmética e a paramédica
''A micropigmentação devolveu a minha autoestima''; entenda como o método de beleza ajuda pessoas com alopecia e câncer - Reprodução / Instagram / @jamesolaya - Divulgação

A micropigmentação de sobrancelhas, lábios e aréolas é um procedimento estético de última geração e que visa reproduzir com naturalidade, por exemplo, os fios acima dos olhos ou realçar a cor natural da boca e da pele ao redor do bico do peito.

"Existem dois tipos de micropigmentação: a cosmética e a paramédica. A micropigmentação cosmética é recomendada justamente àquelas pessoas que me procuram somente por uma questão estética, porque querem dar uma realçada na sobrancelha, corrigir uma falha, ter mais volume ou melhorar o design.", explica o biomédico e micropigmentador James Olaya para a revista Bons Fluidos.

+++ Holandesa cai durante corrida, se recupera e surpreende ao chegar em primeiro; assista

"E temos o caso de micropigmentação paramédica, que engloba os pacientes com alopecia e câncer. Esse tipo de paciente não procura somente uma micropigmentação. Para eles, é uma questão muito maior do que a estética.", continua o profissional. "Nesses casos, é usado um outro padrão, uma outra técnica, até mesmo a forma que desenvolvemos o design difere, porque precisamos entender a fundo o paciente, desde sua personalidade, quais características faciais são mais marcantes, quais são suas expectativas, e isso tudo me auxilia na hora de micropigmentar e entregar um resultado que faça sentido para aquele paciente.", diz.

''A micropigmentação devolveu a minha autoestima''

Bruno Côrrea, advogado e cliente de James, foi uma das pessoas que procurou o trabalho do profissional para reconstituir suas sobrancelhas. Os fios caíram conforme o tempo em decorrência da alopecia, condição caracterizada pela perda de pelos corporais.

"Embora possa parecer insignificante à primeira vista, o fato é que a falta de sobrancelhas realmente impressiona. Trata-se de uma característica estigmatizante que não coincide com o padrão estético da sociedade e que, inevitavelmente, está associado a enfermidades. Por esse viés, ser diferente representa uma situação difícil, angustiante e degradante.", desabafa Bruno.

O advogado ainda conta que, antes de qualquer veredito, ele e sua esposa pesquisaram Brasil afora até encontrar o trabalho de James. "A micropigmentação, neste contexto, devolveu a minha autoestima, a vontade de sorrir e, sobretudo, a liberdade para conviver socialmente. É difícil descrever tudo que senti ao enxergar a minha 'nova' imagem projetada naquele espelho. De repente, vi meu rosto de um jeito diferente, ou melhor, vi uma imagem antiga que estava fazendo uma falta descomunal.", celebra Bruno.

''A micropigmentação devolveu a minha autoestima''; entenda como o método de beleza ajuda pessoas com alopecia e câncer
Divulgação/James Olaya

O paciente não é o único que demonstra satisfação ao final no processo. Para James, o resultado também é gratificante, apesar de desafiador. "Precisa de muita experiência, sabedoria e paciência para entender sobre o seu cliente, para aplicar a técnica, afinal, você está reconstruindo uma sobrancelha do zero, está reconstruindo uma aréola. Eu me sinto honrado cada vez que faço esses atendimentos.", comenta o micropigmentador.

Mais sobre a micropigmentação

Em entrevista, fizemos algumas perguntas para o biomédico sobre o processo básico da micropigmentação. Quando questionado sobre a dor que as agulhas causariam em contato com a pele, o profissional nos explicou que, atualmente, o processo começa com o uso de anestésicos tópicos, responsáveis por diminuir em até 80% qualquer possível incômodo.

+++ Quem cuida da sua saúde? Especialista ensina importância da autorresponsabilização: ''Eu sou a protagonista na manutenção da minha saúde''

Sobre a duração do procedimento, James explicou: "Existem alguns fatores como o tipo de pele e idade, que influenciam na quantidade de tempo que leva o procedimento, mas normalmente a micropigmentação cosmética leva em torno de 2 a 3 horas, enquanto a micropigmentação paramédica dura em média 5 a 6 horas." Vale lembrar que, em casos de alopecia, como ocorre com Bruno, são realizadas micropigmentações capilares, de sobrancelhas e raiz de cílios. Já em casos de câncer, após a liberação médica, são feitas a micropigmentação de sobrancelhas e reconstrução de aréola.

O profissional ainda lista as contraindicações para a execução dos procedimentos de micropigmentação. Não podem realizar a 'micro':

  • Gestantes;
  • Menores de 18 anos;
  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea;
  • Indivíduos com diabetes mellitus descontrolada;
  • Pessoas com infecções localizadas ou dermatites;
  • Pessoas que estejam em terapia com anticoagulante;
  • Quem tem cicatrizes com menos de 6 meses;
  • Pessoas que realizaram cirurgias plásticas e preenchimentos recentes;
  • Indivíduos com reações alérgicas à anestésicos tópicos.

Pandemia aumenta procura por micropigmentação

Por fim, James nos contou que a pandemia, mais especificamente o uso de máscaras em ambientes internos e externos, fez com que mais pessoas quisessem investir na estética dos olhos, principalmente sobrancelhas. A micropigmentação é um procedimento que, sem dúvidas, veio para ficar e conquistar o coração das brasileiras. "Eu já tive muitos pacientes que choraram de emoção ao se olharem pela primeira vez no espelho após terem feito a micro. Isso é uma das partes que eu mais amo do meu trabalho, ser capaz de proporcionar essa transformação na vida de tantas pessoas.", finaliza James.


James Olaya é Biomédico, Micropigmentador, Educador e Palestrante, além de especialista em Micropigmentação de Sobrancelhas e Lábios. Para acessar o Instagram do profissional, basta clicar aqui.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:50:28 (1045482).