Afinal, beber água com limão em jejum faz bem ou mal à saúde? Médico esclarece

Dr. Lair Ribeiro explicou polêmica sobre supostos malefícios da ingestão da mistura em jejum

Solução de água com limão faz bem à saúde – Pixabay

A ingestão da mistura de água com limão em jejum ganhou mais simpatizantes depois que médicos revelaram os benefícios antioxidantes desta solução quando tomada corretamente. 

Publicidade

A bebida queridinha de Gisele Bündchen e Yasmim Brunet virou tendência entre o público fitness, no entanto, já era um assunto estudado por médicos e nutricionistas antes de cair no gosto da população. 

O nutrólogo e autor de diversos trabalhos científicos Dr. Lair Ribeiro foi um dos pioneiros a tratar o assunto na internet e esclareceu dúvidas sobre controvérsias em relação aos possíveis malefícios da ingestão da água com limão. 

A classe médica entrou em discussão depois que um médico afirmou que ingerir a mistura poderia ser prejudicial à saúde por conta da alcalinidade do limão, no entanto, o Dr. Lair explicou que quando a fruta é diluída em 200 ml de água, não causa nenhum malefício.

“Se você me acompanha, sabe que recomendo uma medida simples e eficaz para a melhora geral da saúde: um copo de água com limão em jejum. Recentemente, me alertaram sobre um colega médico que é contra esta prática. Ele disse que isso gera um PH muito baixo causando lesões estomacais. Infelizmente, ele cometeu um equívoco que muda todo o contexto.”, esclareceu. 

Publicidade

O médico explicou que o pH (escala que mede o nível de acidez de uma solução) do suco do limão e do suco gástrico é em torno de 2. Já o pH da água de torneira é em torno de 7,5. Quando diluído em 200 ml, o suco de limão terá seu pH aumentado e a água diminuído, resultando em uma solução com pH de 7,36, à partir do cálculo da média aritmética ponderada. 

Isso é bem diferente do pH de 2, apresentado pelo colega, isso só aconteceria se o suco de limão fosse ingerido sem água, o que não é o caso. Meu colega afirma que a água com limão é prejudicial por causa do baixo pH, no entanto, ele esqueceu de calcular o pH do suco do limão diluído em cerca de 200 ml de água“, completou.

Portanto, de acordo com as constatações do Dr. Lair Ribeiro, não há risco nenhum na ingestão da mistura, no entanto, para viver de forma mais saudável, é fundamental aliar a ingestão desta solução com boa alimentação e prática de exercícios. 

Publicidade