Ainda em tempo, conheça os benefícios dos alimentos de festas juninas para a saúde
Pipoca, milho e canjica são ótimos para o nosso organismo, desde que comidos com moderação

Pipoca, milho e canjica são ótimos para o nosso organismo, desde que comidos com moderação
Chegou a melhor época do ano, conhecida por sua abundância em delícias culinárias nas festas juninas – e julinas, por que não, né?! E esse período fica ainda melhor se pudermos aproveitar os alimentos tradicionais para a nossa saúde e bem estar, não é mesmo?
+++ Palitinho de queijo fit: o petisco perfeito para comer sem culpa
PIPOCA
Dentre as receitinhas típicas destes meses mais frios e festivos do ano, segundo a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular, a pipoca é umas das que fornece alguns benefícios ao corpo. Ela, por ser um alimento de baixa caloria e rico em fibras, colabora para nossa saúde, desde que seja ingerida com alguns cuidados.
Deve-se tomar cuidado com a quantidade de sal ingerida e evitar o uso de manteiga, margarina ou as versões açucaradas.
MILHO VERDE
O milho verde cozido também é um alimento saudável, rico em fibras solúveis e insolúveis.
O benefício destes alimentos é a quantidade de fibras, pois elas ajudam no controle da ingestão de gorduras, colesterol e triglicérides. Para aproveitar essas delícias sem exageros, moderação é a palavra-chave.
“O segredo é escolher uma porção media e comer devagar para dar o tempo de os hormônios produzidos pelo estômago chegarem ao nosso cérebro e produzir a sensação de saciedade”, afirma a cirurgiã vascular.
EVITE OS ULTRAPROCESSADOS
Já os alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares são maléficos para a saúde vascular, mas como trata-se de uma festividade, a recomendação é consumir o que lhe agrada em uma quantidade moderada.
CANJICA
A canjica pode ser encontrada em duas formas, branca e amarela. Rico em proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, o ingrediente é especial porque ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino, além de ser um alimento isento de glúten.
O que prejudica a nossa saúde é a forma como fazemos a receita tradicional e a quantidade que comemos, adicionando açúcar, leite condensado, coco adoçado, entre outros ingredientes que não fazem bem ao corpo, explica a nutricionista Renata Branco.
Mas, para isso, temos a solução: Canjica saudável para esquentar os dias frios de inverno? Nutricionista ensina receita