Publicidade

Alerta aos riscos! Usar lentes de contato mensais por mais de um mês pode gerar consequências severas

Usar lentes após a data de validade delas não é uma alternativa segura para ninguém

Cuidados especiais são necessários ao usar lentes de contato – Pixabay

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a opacidade da córnea, lente externa do olho, é a terceira maior causa de cegueira global. Ela atinge apenas um olho de 30 milhões de pessoas e os dois olhos de 10 milhões. E o mau uso da lente de contato é um dos motivos das opacificações. 

Publicidade

Em uma entrevista para o jornal O Paraná, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, alertou que, segundo
prontuários médicos, dois em cada dez usuários usam lentes vencidas ou cometem falhas na manutenção e/ou no armazenamento.

USAR LENTES VENCIDAS

O ato de usar lentes de contato que já atingiram a data de validade pode trazer grandes consequências. A curto prazo, a alergia é o sintoma mais comum, com coceira e vermelhidão. Mas o caso pode ser ainda pior! Podem ocorrer também: inflamação na córnea, infecções complicadas e até a perda do globo ocular.

Para entender melhor, é importante explicar que quando usamos a lente de contato, ela age como uma barreira, impedindo a entrada de ar e deixando a córnea anestesiada. Quando ela fica por mais tempo do que o indicado nos olhos, pode causar a chamada hipóxia — que é quando a camada mais importante da córnea (endotélio corneano) diminui por falta de oxigênio.

Publicidade

É PRECISO TOMAR CUIDADO

Para não sofrer com essas consequências, é preciso levar a sério os cuidados com os olhos.

1) Antes de aconselhar sobre qualquer cuidado específico, é preciso alertar, desde já, que não é recomendado dormir com as lentes de contato — mesmo que elas sejam indicadas para o uso noturno.

Publicidade

O oftalmologista Leôncio Queiroz ainda explicou que durante o dia, a córnea se alimenta da lágrima e do oxigênio do ar. Já à noite, além da produção de lágrima ser menor do que o normal, a lente funciona como uma barreira entre a córnea e o filme lacrimal. Ou seja: o risco de contaminação da córnea aumenta consideravelmente.

DICAS PARA UM BOM USO

1) Antes de manusear qualquer coisa relacionada às lentes, lave bem as mãos;

Publicidade

2) Nunca use a saliva, água ou soro fisiológico corrente para higienizá-las;

3) Considere sempre usar as soluções específicas para lentes de contato para limpar as suas — de preferência, a que o oftalmologista recomendar;

5) Nunca compartilhe suas lentes de contato;

Publicidade

6) Guarde seu estojo de lentes em um local seco e limpo;

7) Sempre coloque as lentes antes da maquiagem — lembre-se também se retirá-las antes de remover os produtos do rosto;

8) Retire as lentes caso faça uma viagem de avião que dure mais do que três horas.

Com essas dicas do especialista, os riscos com as lentes de contato reduzem consideravelmente!