bem-estar   / Aromaterapia

Aromaterapia x emagrecimento: saiba como estes 5 óleos essenciais podem ajudar a perder peso

Saiba quais óleos essenciais ajudam a inibir a fome e a ansiedade, colaborando com a perda de peso

Bons Fluidos Publicado quinta 3 dezembro, 2020

Saiba quais óleos essenciais ajudam a inibir a fome e a ansiedade, colaborando com a perda de peso
Saiba como a aromaterapia pode te ajudar a perder peso - Pexels

Quem acha que os óleos essenciais são apenas cheiros agradáveis concentrados em potinhos de 10 ml, pode estar subestimando os poderes da natureza. Isso porquê, estes potinhos pequenos concentram inúmeros químicos naturais que quando absorvidos pelo nosso organismo desencadeiam uma série de sensações. 

Não é à toa que aromaterapia tem sido alvo de estudos científicos e ganhado cada vez mais adeptos, especialmente em tempos de pandemia. Em 2018, a aromaterapia foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma “prática integrativa e complementar” e passou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde, assim como técnicas de meditação, reiki e ioga. 

+ VEJA TAMBÉM: Conheça as propriedades da aromaterapia e veja como os óleos essenciais podem ser uma ótima alternativa para reforçar o sistema imunológico

Muito mais do que cheirinhos

Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados extraídos de plantas, frutos e flores e um só potinho pode chegar a concentrar até 300 substâncias diferentes. Embora eles sejam naturais, a utilização incorreta pode acarretar na piora de doenças e até na sobrecarga do fígado. 
Diversos óleos essenciais são contraindicados para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, por isso, procure um aromaterapeuta antes de se submeter a aromaterapia.

Emagrecimento e aromaterapia 

Alguns óleos essenciais quando absorvidos pelo corpo podem provocar reações químicas no cérebro que inibem o apetite e aliviam a ansiedade - problema comum apresentado por pessoas que sofrem com o sobrepeso. 

No entanto, embora estes óleos colaborem com a perda de peso, ele não deve ser utilizado isoladamente como  estratégia de emagrecimento, mas sim como um suplemento associado a outros métodos para emagrecer. 

+ VEJA TAMBÉM: Aromaterapia e o reflorescimento: confira 3 combinações de óleos essenciais para a primavera

Saiba quais são estes óleos:

  • Laranja-amarga
  • Canela
  • Hortelã-pimenta
  • Bergamota
  • Toranja
     

Último acesso: 16 May 2021 - 14:41:48 (1043924).