Publicidade

Biscoito de polvilho é saudável? Veja os mitos e as verdades sobre este alimento

Conheça os benefícios e malefícios deste alimento tão popular

Nutricionista esclarece se biscoito de polvilho é saudável ou não – Intagram/ @vaisemculpa

Levinho, crocante, saboroso e perfeito para comer com café. O biscoito de polvilho é uma das receitas de vó mais tradicionais nas casas brasileiras e amada por muitos, no entanto, muitas dúvidas permeiam a cabeça de quem gosta deste petisco.

Publicidade

A base do biscoito de polvilho é a fécula de mandioca e pode ser feito doce ou salgado. Além da massa de mandioca, um tubérculo ultrarico em carboidrato, este biscoito também leva uma quantidade de gorduras, sal ou açúcar. 

A nutricionista Patrícia Leite gravou um vídeo para seu canal no YouTube explicando as características nutritivas deste alimento e explicou os prós e contras de consumi-lo.

+ VEJA TAMBÉM: Aprenda a fazer o famoso molho chimichurri em casa, ideal para acompanhar o churrasco e legumes grelhados

“O biscoito de polvilho é basicamente carboidrato e gordura. Mas a porção que a gente costuma consumir é relativamente pequena, porque como ele tem muito ar, ocupa muito espaço e é muito levinho, uma xícara é um volume grande com poucas calorias e acaba sendo uma opção relativamente interessante para consumir”, destacou a nutricionista. 

Publicidade

Embora ele seja leve em calorias, a nutri destacou que é importante ficar atento a quantidade de sódio presente nestes biscoitos. Ele pode não ser uma opção interessante para quem sofre de pressão alta, retenção de líquido e outros problemas associados ao sódio. Além do sódio, o polvilho é uma fécula rica em carboidratos, sendo um inimigo das dietas low carb. 

“Em uma porção de 30 gramas, mais ou menos uma xícara, a gente tem 120 calorias, tanto faz o doce ou salgado – é praticamente a mesma coisa. Com 20 gramas de carboidrato, que equivale a duas fatias de pão de forma e com quase 4 gramas de gordura e nada de proteínas. Se você quer emagrecer, você não deve consumir este biscoito”, apontou. 

A nutri destacou que o biscoito de polvilho pode ser facilmente substituído por outros alimentos porque não oferece muito valor nutricional. “É muito mais interessante que você faça em casa um biscoito de aveia com passar, ou castanha”, disse. 

Publicidade