Publicidade

Brasil recebe coração de D. Pedro I para o Bicentenário da Independência

Presidente da Câmara Municipal do Porto foi o responsável por emprestar ao Brasil o coração embalsamado de D. Pedro I para a comemoração

Brasil recebe coração de D. Pedro I para o Bicentenário da Independência
Brasil recebe coração de D. Pedro I para o Bicentenário da Independência – Foto: Museu Histórico Nacional / Wikimedia Commons

O Brasil contará com um elemento peculiar durante a comemoração do Bicentenário da Independência, que acontecerá em setembro de 2022: o coração embalsamado de Dom Pedro I – conhecido também como Dom Pedro IV na Europa.

Publicidade

Portugal cedeu este presente (emprestado) ao Brasil nesta última quarta-feira, 22, após decisão do presidente da Câmara Municipal do Porto, cidade costeira localizada ao noroeste do país, Rui Moreira.

Portugal empresta coração de D. Pedro I ao Brasil

“Em fevereiro deste ano tive a honra de receber o diplomata português que está encarregado das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, o embaixador Francisco Ribeiro Telles. E aprovamos o Estado brasileiro em receber, temporariamente, é claro, o coração de Dom Pedro IV”, disse Rui Moreira.

Você já deve ter ouvido falar que Dom Pedro I está enterrado no Brasil. Em partes, isto é fato. Os restos mortais do monarca, exceto seu coração, foram transferidos para São Paulo e sepultados no Monumento à Independência, localizado no bairro do Ipiranga no ano de 1972.

Como conta a história, Dom Pedro I nasceu em 1798 em Queluz, Portugal, mas se mudou para o Brasil com a família real em 1808. Passados 14 anos, em 1822, Pedro I declarou a independência do país, tornando-se nosso primeiro imperador.

Publicidade

Confira a imagem:

Brasil recebe coração de D. Pedro I para o Bicentenário da Independência
Brasil recebe coração de D. Pedro I para o Bicentenário da Independência – Reprodução/Youtube/Irmandade da Lapa