Publicidade

Caminhar após uma refeição diminui níveis de açúcar no sangue

Mais um benefício de atividades físicas: caminhar após a refeição pode prevenir diabetes, de acordo com um estudo

Caminhar após uma refeição diminui níveis de açúcar no sangue
Caminhar após uma refeição diminui níveis de açúcar no sangue – Freepik

Tenha hábitos que beneficiam sua saúde! Segundo um estudo publicado recentemente na revista Sports Medicine, caminhar após uma refeição ajuda a limpar a mente e ajuda na digestão. Os pesquisadores descobriram que fazer uma caminhada de 15 minutos pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a evitar complicações como, por exemplo, diabetes tipo 2.

Publicidade

Caminhar após refeições diminui níveis de açúcar no sangue

No estudo, os cientistas analisaram os resultados de sete pesquisas que compararam os efeitos diferentes que sentar/ficar em pé/caminhar podem ter. Assim, eles concluíram que a caminhada leve após uma refeição, de apenas 2 a 5 minutos, aproximadamente, teve um impacto significativo na moderação dos níveis de açúcar no sangue.

Mas, é necessário se atentar que esses benefícios ocorrem APÓS as refeições: entre 60 e 90 minutos depois de comer os níveis de açúcar no sangue estão no pico. Por isso, andar por pelo menos dois minutos nesse período seria suficiente para diminuir a concentração da glicose. As atividades físicas fazem os músculos usarem o açúcar disponível no sangue para produzir energia.

“Essa quantidade de tempo é mais prática durante o dia. Afinal, as pessoas não vão se levantar e caminhar em uma esteira ou correr no escritório onde trabalham, mas podem sair para pegar um café ou dar alguns passos no corredor”, foi o que disse o principal autor da pesquisa, Aidan Buffey, em entrevista realizada ao Daily Mail.

Nas pesquisas analisadas, em todos os casos os pesquisadores concluíram que as caminhadas curtas são suficientes para melhorar os níveis de açúcar no sangue, claro, quando comparamos a se manter sentado. Os voluntários que caminharam alguns minutos tiveram seus níveis de açúcar no sangue gradualmente reduzidos após atingirem o pico.

Publicidade