Chuva de meteoros e encontro de estrelas: veja como assistir aos fenômenos astronômicos de outubro
Saiba como acompanhar os eventos naturais que acontecerão no céu neste novo mês

Saiba como acompanhar os eventos naturais que acontecerão no céu neste novo mês
O mês de outubro acabou de começar e promete proporcionar alguns eventos astronômicos marcantes como duas chuvas de meteoros e alguns lançamentos de missões espaciais.
Veja a lista de eventos previstos para este mês:
7 de outubro – Chuva de Meteoros Draconídeos
A chuva de meteoros draconídeos é um fenômeno que acontece quando a órbita da Terra cruza uma região com detritos do Cometa 21P/Giacobini-Zinner e acontece todos os anos no mês de outubro. Desta vez, a visibilidade deste evento no Brasil será bastante difícil, mas há mais chances de vê-lo nas regiões norte e nordeste do país. O evento deve acontecer no início da noite e para observa-lo você deve observar o lado noroeste.
+++ Meteoro cai em vulcão mais ativo da Indonésia e rende imagens impressionantes
16 de outubro – Conjunção de Vênus e Antares
Neste dia será possível observar a “aproximação” da Lua, Vênus e a estrela Antares. Vale lembrar que estes astros não se encontram no universo, mas aparentam estar próximos um ao outro de acordo com a perspectiva da Terra. A visibilidade será fácil e o fenômeno poderá ser visto no começo da noite, às 20h (horário de Brasília), na direção oeste.
16 de outubro – Missão Lucy
Neste dia, a NASA lançará uma espaçonave para a missão Lucy a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A missão tem como objetivo explorar oito rochas espaciais diferentes (uma no cinturão principal entre Marte e Júpiter e sete asteroides troianos) e durará 12 anos. A partir desta exploração, astrônomos poderão ter informações importantes sobre como foi formado o Sistema Solar.
+++ Nuvem gigante que parece uma onda? Entenda o fenômeno que ocorreu na costa do Chile
21 de outubro – Chuva de Meteoros Orionidas
No mês de outubro, a terra entra nos rastros do Cometa Halley e a chuva de meteoros Orionidas nada mais é do que os fragmentos do famoso cometa. O fenômeno poderá ser visível em todo o Brasil na direção leste, a partir de 22h do dia 21. Se você quiser observá-lo o ideal é que você vá para longe de grandes cidades.