Publicidade

Como escolher a escova dental perfeita para a saúde dos dentes?

Para uma boa higiene dos dentes, confira os detalhes que você deve prestar atenção na hora de comprar sua próxima escova dental

Como escolher a escova dental perfeita para a saúde dos dentes?
Como escolher a escova dental perfeita para a saúde dos dentes? – Foto de Karolina Grabowska no Pexels

A escovação e a escolha a escova dental perfeita são essenciais para uma higiene oral adequada! Existem uma série de detalhes que devem ser observados para garantir que a escova realizará a higiene não somente de maneira eficaz, mas também sem causar lesões na cavidade oral. Então, para te ajudar a escolher sua próxima escova dental, convidamos o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP, para apontar todos os itens que devem ser levados em consideração. Confira:

Publicidade

Como escolher a escova dental perfeita para a saúde dos dentes?

Material da escova: bambu, plástico e alumínio são alguns dos materiais utilizados atualmente para a confecção de escovas dentais. E, ao contrário do que muitos pensam, esse não é apenas um detalhe estético. “É importante que a escova seja feita com um material não poroso e seja lisa e sem irregularidades. Caso contrário, existe um maior risco de contaminação e proliferação de microrganismos na escova, o que pode colocar sua saúde em risco”, afirma o especialista.

Rigidez das cerdas: muitas pessoas acreditam que cerdas duras são mais eficazes na higienização dos dentes, o que não é verdade. Na realidade, o uso de escovas com cerdas rígidas não é recomendado pelos dentistas. Segundo o dr. Hugo, cerdas muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes, além de provocar retração gengival.

+++ Invista na beleza e no bem-estar com essas 5 dicas básicas sobre cuidados diários

Quantidade de cerdas: além de ultramacias, as cerdas devem estar presentes na escova em uma grande quantidade. Quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação.

Publicidade

Formato adequado para sua idade: a idade é uma das características mais importantes na hora de escolher a escova de dentes, que deve ser usada já a partir do nascimento dos primeiros dentes. “Nessa primeira fase, o ideal é que a escova utilizada possua uma cabeça pequena e anatômica, para que não cause ferimentos”.

Já por volta dos 4 anos, quando começamos a ganhar certa autonomia na escovação, a escova ideal recomendada pelo especialista é aquela que possui um tamanho adequado para ser segurada pelas mãos pequenas dessa idade e uma anatomia que evite a ocorrência de lesões na gengiva.

+++ Médica explica quais exercícios fazem bem e quais não são indicados para quem tem varizes

Publicidade

“A partir dos 12 anos, quando entramos na adolescência, até a idade adulta, a escolha da escova vai depender das necessidades individuais de cada paciente. Mas, no geral, é importante que as escovas possuam uma grande quantidade de cerdas ultramacias, um cabo que facilita a empunhadura e uma anatomia da cabeça que não cause traumas na cavidade oral”, completa o cirurgião-dentista.

Consulte um dentista: na dúvida sobre qual a escova dental ideal para você, o melhor é perguntar ao seu dentista durante as consultas. “O profissional especializado poderá realizar uma avaliação do estado da sua saúde oral e das duas características individuais para recomendar o produto mais adequado e eficaz para o seu caso”, finaliza o Dr Hugo lewgoy.

Publicidade