Publicidade

Conheça 6 benefícios do banho gelado e saiba porquê você deve tomá-lo em dias quentes

Além de refrescar, o banho gelado oferece inúmeros benefícios à saúde; saiba quais são eles

Conheça os benefícios do banho gelado – Pexels

A primavera austral acabou de começar no hemisfério sul do planeta e as temperaturas subiram drasticamente em grande parte do Brasil, fazendo parecer que estamos no auge do verão. 

Publicidade

Com o fechamento das fronteiras em países gelados da Europa, não teve como escapar do calorão e quem esteve em Cuiabá, MT, nesta quinta-feira, 01, certamente sentiu na pele o calor após termômetros de rua registrarem 50°C de sensação térmica. 

+ VEJA TAMBÉM: Crioterapia: entenda porquê atletas mergulham em bacias de gelo após a prática de esportes

Nesta época do ano, quem não tem um ar-condicionado em casa precisa se contentar com o ventilador, no entanto, o banho gelado ainda continua sendo uma das alternativas mais eficazes e antigas para lidar com o clima quente. 

Além de refrescar, o banho gelado traz benefícios à saúde quando tomado em dias quentes, já que no inverno fica difícil de tomá-los,  sem contar o risco de desenvolver uma pneumonia. 

Publicidade

Quem não tem problema em tomar banhos gelados, pode desligar a energia do chuveiro e curtir os benefícios que listamos abaixo: 

Melhora a aparência da pele e cabelos

A água quente tem a tendência de secar nossa pele, por isso é melhor usar água fria para fechar os poros, o que evitará que fiquem obstruídos. Além disso, a água gelada ajuda a selar as cutículas dos cabelos, deixando menos frizz. 

Publicidade

Melhora a imunidade e a circulação

A água fria ajuda a melhorar a circulação, estimulando o sangue a circundar nossos órgãos, o que pode ajudar a combater alguns problemas da pele e do coração. 

Relaxa

Publicidade

Parece contraditório para algumas pessoas que acham banhos gelados desconfortáveis, no entanto, estudos indicam que quando suportamos ao banho gelado estamos aumentando nossa tolerância ao estresse. 

Ajuda a emagrecer

Existem dois tipos de gorduras em nosso organismo: a gordura marrom e a branca; a boa e a ruim. A gordura marrom gera calor para manter nosso corpo aquecido e é ativada quando exposta ao frio extremo. Um estudo de 2009 descobriu que a exposição a temperaturas extremas de frio ativou a gordura marrom em 23 e 24 participantes por um aumento de 15 vezes, o que significa que alguém poderia perder até 4,5 quilos em um ano se mantivesse essa prática.

Publicidade

Aumenta o estado de alerta

Banhos gelados ao acordar é excelente para ficarmos mais dispostos, já que a respiração profunda em resposta ao choque da água  fria nos ajuda a nos mantermos aquecidos, pois aumenta nossa ingestão geral de oxigênio. Assim, nossa frequência cardíaca também aumenta, liberando um fluxo de sangue por todo o corpo. 

Acelera a recuperação de dores musculares

A Bons Fluidos já falou sobre a crioterapia AQUI, uma técnica bastante usada por atletas para a recuperação muscular após a prática de exercícios físicos. De acordo com um estudo realizado em 2008, banhos de água fria de 24 minutos eram eficazes no alívio dos músculos doloridos um a quatro dias após os exercícios com uma temperatura da água 10 a 15 graus Celsius.