Publicidade

Cuidados com a saúde: nova técnica permite tratamento de varizes de forma menos traumática

Técnica utiliza o laser através de uma fibra mais fina para tratar varizes sem a necessidade de cortes ou injeção de químicos na veia, o que resulta em menos hematomas e recuperação mais rápida; entenda mais

Cuidados com a saúde: nova técnica permite tratamento de varizes de forma menos traumática
Cuidados com a saúde: nova técnica permite tratamento de varizes de forma menos traumática – Freepik/@nensuria

Você tem problemas com varizes?

Publicidade

Um novo protocolo de tratamento minimamente invasivo conhecido como ATTA, ou Ablação Térmica Totalmente Assistida, possibilita o tratamento de uma grande variedade de varizes, desde os vasos mais finos até as veias mais profundas e calibrosas, de maneira menos traumática.

“O equipamento aplicado na técnica ATTA é o mesmo já utilizado, por exemplo, para o tratamento da veia safena: o famoso laser endovenoso ou endolaser. A diferença é que, nesse caso, apenas o laser é utilizado através de uma fibra muito mais fina e delicada, não havendo necessidade de cortes ou injeção de substâncias químicas na veia”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Nova técnica permite tratamento de varizes de forma menos traumática

Segundo a médica, na técnica ATTA, a fibra ligada ao equipamento de laser endovenoso, após ser inserida na veia, irradia calor dentro do vaso para fechá-lo progressivamente.

“A grande vantagem dessa técnica está justamente no fato de ser menos invasiva e traumática e substituir a necessidade de cirurgia no caso de varizes calibrosas. Isso se traduz em um tratamento mais seguro, com baixo risco, menos hematomas e recuperação praticamente imediata”, esclarece.

Publicidade

+++ Colesterol, coração e mais: 5 benefícios do suco de maçã para a saúde

Além do trauma e risco reduzido, a técnica ATTA ainda apresenta um excelente resultado, que pode ser comparado ao efeito da cirurgia convencional, mas com maior durabilidade e melhor aparência estética, principalmente pelo fato de não deixar cicatrizes. “Podendo ser feito em consultório médico, o procedimento é bastante tolerável, já que é realizado sob efeito de anestesia, e permite que o paciente retorne as suas atividades imediatamente, sem atrapalhar a rotina”, explica a especialista.

Mas, cuidado! A técnica ATTA não é uma substituta para todos os outros procedimentos atualmente disponíveis para o tratamento de varizes e nem é recomendada para o tratamento de todos os tipos de vasos.

Publicidade

+++ Cuidados com a saúde: falta de vitamina C pode afetar o cérebro

É, na verdade, mais uma das armas no extenso arsenal do cirurgião vascular.

“Com as técnicas minimamente invasivas, como o laser transdérmico, a aplicação de espuma, o endolaser, técnicas híbridas e, claro, esse novo protocolo de tratamento, o tratamento de varizes tornou-se muito mais simples, rápido e seguro, com resultados excelentes e duradouros”, finalizou.

Publicidade