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Mindfulness: técnica ajuda no tratamento da depressão e ansiedade

Instrutora de Mindfulness, Luiza Bittencourt falou sobre a relação entre a prática de ‘atenção plena’ e o tratamento efetivo para depressão e ansiedade

Mindfulness: técnica ajuda no tratamento da depressão e ansiedade
Mindfulness: técnica ajuda no tratamento da depressão e ansiedade – Foto de Engin Akyurt no Pexels

A pandemia afetou diretamente a saúde mental de muitas pessoas e os estudos recentes comprovam o aumento da angústia, ansiedade e depressão. “O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2020”, afirma Luiza Bittencourt.

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Luiza comprova na prática diária que, pessoas diagnosticadas com depressão, tanto com sintomas recentes quanto agudos, como em quadros crônicos de longo prazo, respondem bem ao treinamento de Mindfulness, obtendo um efeito significativo na melhoria dos sintomas.

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Mindfulness: como a técnica ajuda no tratamento da depressão e ansiedade

A prática de atenção plena (Mindfulness) surgiu no Ocidente como uma ferramenta laica, um estilo de vida que te ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além do alívio de dores crônicas, o Mindfulness melhora do foco, produtividade e criatividade, a qualidade do sono, a autorregulação e inteligência emocional, o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

Em tempos de pós-pandemia, as atenções estão ainda mais voltadas para a depressão. “Por tudo isso, é preciso falar com urgência sobre saúde mental. Se já era um tema importantíssimo antes, nos dois últimos anos isso se tornou essencial”, lembra Luiza.

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Outro dado preocupa a especialista: uma em cada quatro crianças e adolescentes ouvidos em estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos – ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas.

A prática de Mindfulness é simples, indicada para todos e pode melhorar muito sua saúde (física e mental). Basta começar, prestar atenção na respiração e tentar se sentir mais leve em dias que são mais pesados.

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Exercício de Mindfulness

Durante uma semana, escreva um diário. Manter um diário é uma forma bem efetiva de expressar suas emoções. Isso aumentará seu bem-estar físico e mental.

Durante a noite, revise seu dia. Anote se você se sentiu mal com algo, de repente um momento em que se criticou ou algum momento que te causou dor ou incômodo. Exemplo: foi grosseiro com alguém e depois se arrependeu. Para cada evento desafiador do dia, experimente Mindfulness, um sentimento de humanidade compartilhada e autobondade.

Traga consciência para as emoções dolorosas. Escreva sobre como se sentiu. Triste? Envergonhado? Frustrado? Ansioso? Procure ser receptivo e não crítico da sua experiência, sem minimizar a questão ou exagerar — nada de drama!

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Em seguida, escreva como a sua experiência faz parte da condição humana. É importante lembrar que ser humano significa ser imperfeito mesmo. Todos nós temos reações exageradas às vezes, magoamos alguém sem querer e vivenciamos experiências dolorosas. É assim que as pessoas que estão enfrentando o que você está passando provavelmente se sentem.

Por fim, anote para si palavras gentis e acolhedoras, como se estivesse escrevendo para alguém que gosta muito.

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Sobre Luiza Bittencourt

Instrutora Sênior pela Mindfulness Trainings International (São Paulo, Brasil). Certificada pela Mindful Schools (Califórnia), Instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life, Membro da AbraMind – Rede Aberta de Mindfulness. Já participou de Workshops de Mindfulness na Liderança (Janice Marturano); Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano (Instituto Cultivo- México) e retiros. Atua com Mindfulness corporativo, em colégios, na área da saúde, para grupos e individualmente – Crianças, adolescentes e adultos.

https://luizabittencourt.com/