Dia Mundial do Sono: os 3 chás mais indicados para relaxar antes de dormir
As ervas em infusão podem ser grandes aliadas quando o assunto é dormir melhor. Nutricionista compartilha sugestões de chás neste 15 de março

As ervas em infusão podem ser grandes aliadas quando o assunto é dormir melhor. Nutricionista compartilha sugestões de chás neste 15 de março
Na sexta-feira anterior ao equinócio de primavera do hemisfério norte, comemora-se o Dia Mundial do Sono. Em 2024, é o dia 15 de março que destaca a importância de bons hábitos relacionados ao sono e seu impacto na saúde. O sono interfere diretamente no equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, além de controle de humor. Uma noite mal dormida pode gerar estresse e contribuir para o aparecimento de doenças, como a diabetes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira possui algum distúrbio do sono, sendo o principal a insônia, que afeta cerca de 73 milhões de pessoas. O consumo regular de chá por infusão é um hábito histórico associado ao autocuidado e a um estilo de vida saudável, entre os benefícios que a bebida pode trazer está o impacto positivo na qualidade do sono ao ser consumida antes de dormir.
“Tomar um chazinho antes de dormir para desacelerar é um excelente hábito, principalmente atrelado ao consumo de ervas com efeito calmante que podem promover uma maior sensação de relaxamento”, explica Isabela Xavier, nutricionista consultor da Leão Alimentos e Bebidas. “Chás de ervas em infusão são fontes de compostos bioativos, que associados a hábitos de vida saudáveis oferecem benefícios à saúde de forma geral”, continua.
Alguns chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento. O consumo de chás, especialmente os conhecidos por seus efeitos naturais calmantes, como os de ervas, ajuda diretamente na melhoria da qualidade do sono.
Entre esses componentes, o mais famoso é a camomila, erva tradicionalmente usada para acalmar. Com origem na Europa e norte da África, a camomila é usada centenariamente para fins medicinais por conter propriedades de cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, E e K.
Um calmante oferecido pela natureza, a erva pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade e a relaxar os músculos. Por isso, o chá de camomila pode se tornar um perfeito companheiro para noites de sono tranquilas.
Outra opção de ideal para preparar um chá relaxante é a erva-cidreira, também conhecida como Melissa. Rica em ácidos fenólicos e flavonoides, ela é conhecida por seu uso milenar como calmante para o sistema nervoso.
A infusão de chá produzida através das folhas e caules de maracujá também são ricas em flavonoides e outras propriedades que contribuem para o descanso do corpo. Ao promover o relaxamento do corpo, o chá feito com esses ingredientes ajuda no alívio de dores musculares e de cabeça.
Os chás são grandes aliados para incrementar a rotina pré-sono e, para inovar os sabores, além das opções de ervas básicas, existem alternativas de infusões que harmonizam os componentes citados. Por exemplo, uma ótima mistura de sabores para o seu paladar e descanso é o conjunto de camomila e maracujá.
Camomila, cidreira e maracujá também é um combo perfeito para o chá noturno, seus componentes unidos trazem também diversos benefícios para a saúde. Por fim, óleo de funcho, melissa e alcaravia, também formam uma combinação ideal que serve como um calmante natural, saboroso e aromático.
A criação de uma rotina notura para desacelerar pode fazer grande diferença no sono. E a adoção do hábito de consumir esses chás como parte dessa rotina é um passo importante para o autocuidado e a busca por noites tranquilas.