Publicidade

Diabetes e festa junina: substituições para aproveitar a época com saúde

Especialista lista alimentos substitutos para pessoas com diabetes aproveitarem o mês de festa junina sem complicações

Diabetes e festa junina: substituições para aproveitar a época com saúde
Diabetes e festa junina: substituições para aproveitar a época com saúde – Foto: Igor Magno Cabral Goiaba / Pixabay

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o 5º país no mundo com maior incidência da doença, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). O número é alto e a época de São João, repleta de comidas típicas, ultraprocessadas e com bastante massa e açúcar, não facilita para os pacientes. Diabetes e festa junina: como passar, então, pela época com saúde?

Publicidade

Segundo a especialista em nutrição clínica funcional, Morgana Mascarenhas, as comidas típicas juninas realmente podem representar um problema para pessoas que precisam de restrição alimentar, como diabéticos. Morgana destaca a importância de estar atento na forma que estes alimentos foram produzidos e, principalmente, evitar o consumo de ultraprocessados.

“Como uma época de colheita de vegetais, como milho, amendoim, batata doce e mandioca, são comuns os pratos à base desses ingredientes. Porém o cardápio também acaba ficando recheado de preparações ricas em carboidratos refinados, de gorduras e principalmente os alimentos ultraprocessados, o que reforça a atenção para o equilíbrio no consumo e importância de alguma substituição de ingredientes nessas separações tradicionais”, pontua a especialista, que também é professora da Rede UniFTC.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade