Dira Paes fala sobre a importância de preservação da natureza retratada em Pantanal
Na reta final de Pantanal, Dira Paes fez questão de falar sobre um assunto tão importante: a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente
Na reta final de Pantanal, Dira Paes fez questão de falar sobre um assunto tão importante: a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente
Pantanal está no fim! A novela das 9, que fez tanta sucesso no horário nobre da TV Globo, terá seu último capítulo televisionado no próximo dia 7 de outubro. Dentre as tantas histórias contadas dentro da trama, Pantanal também englobou um assunto muito importante que deve ser discutido: a preservação do meio ambiente. Recentemente, Dira Paes ressaltou a importância do tema.
A atriz, que interpreta Filó na novela, deu uma entrevista à Quem e disse que foi essencial que a história englobasse o cuidado ecológico.
“O nome da novela já traz toda uma consciência do que falamos. Evidenciando este bioma, enaltecemos sua preservação. Temos a natureza como protagonista. Desta vez, viés ambiental pode ser muito mais entendido pelo público. Há o impacto visual de como a região mudou nesse intervalo de 32 anos — da versão anterior da novela para esta. Pudemos a entender de perto como é a questão da água, que é a alma do Pantanal”.
A atriz, paraense, explicou que, durante sua infância, viu de perto a exploração incorreta dos recursos naturais e de áreas de preservação ambiental. Segundo ela, por mais que isso tenha sido difícil, crescer nessa realidade a ajudou a se tornar ativista.
“Não tem mais como a população ignorar o que estão fazendo com nossos biomas. Não somos mais rotulados de ‘ecochatos’ como éramos anos atrás. O termo ‘ecochatos’ caiu em desuso, ainda bem. É muito importante que todos saibam a gravidade das queimadas no Pantanal”.
“É preciso que inteligências sejam dedicadas à essa questão do Pantanal, que sofreu com o impacto da exploração e passou por uma crise ambiental terrível. Não tem mais como isso ficar assim. A população está percebendo a questão climática no mundo, vendo como afeta todo o planeta. É urgente a necessidade de pensar o equilíbrio climático. E que essas inteligências sejam voltadas para revertemos um pouco a questão da aceleração climática no Brasil também”, finalizou Dira Paes.