Publicidade

Em 1 ano sem cigarros, você tem metade de chances de sofrer uma doença cardíaca

Parar de fumar é o maior presente que você pode dar ao seu corpo; especialistas citam 8 danos causados pelo tabagismo

Em 1 ano sem cigarros, você tem metade de chances de sofrer uma doença cardíaca
Em 1 ano sem cigarros, você tem metade de chances de sofrer uma doença cardíaca – Freepik

O cigarro é um dos vilões mais drásticos para a saúde como um todo. Apesar de ser ligado a problemas no pulmão e no cérebro, seus riscos vão muito além, e podem causar diversos danos ao organismo, principalmente para o metabolismo, a pele, o cabelo, o sistema reprodutivo, o coração, o rim e a circulação periférica.

Publicidade

Reunimos um time de especialistas de diversas áreas para explicar como o cigarro afeta as estruturas e o funcionamento do organismo.

8 danos causados pelo cigarro

Problemas de absorção de nutrientes

O hábito de fumar é capaz de influenciar até mesmo nos aspectos nutricionais do organismo. “Por atuar no sistema nervoso central, o cigarro causa uma diminuição do apetite, pois afeta a atividade de neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da fome, além de alterar o paladar e o olfato, reduzindo o gosto e o aroma dos alimentos”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

“Além disso, o cigarro promove um efeito termogênico, acelerando o metabolismo, o que leva ao emagrecimento e reduz a oxigenação dos tecidos do organismo, que causa envelhecimento precoce e acelerado”, alerta a médica.

Publicidade

Para conferir a lista completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.