Publicidade

Estudantes brasileiros ganham “Oscar do design” após criarem poltrona com kombucha

Estudantes da UFPR desenvolvem um biofilme ecológico que imita o couro para reduzir impactos ao meio ambiente

Alunos da UFPR ganharam prêmio internacional de design – Instagram/ @intervemdesign

Dois estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado após desenvolverem uma poltrona feita a partir de um material ecológico e biodegradável semelhante ao couro. 

Publicidade

Em busca de reduzir os impactos ambientais provocados pelo uso de couro animal na produção de móveis e tecidos, Gislaine Lau e Felipe de Carvalho Ishiy desenvolveram um biofilme bacteriano. Os estudantes criaram o material a partir da fermentação de um substrato, que resultou em uma espécie de kombucha. 

+++ Kombucha: saiba o que é este chá fermentado, porquê você deveria tomá-lo e riscos

Publicidade

O material, semelhante ao couro, revestiu uma poltrona confortável e de designe moderno, que lhes rendeu um prêmio internacional. O trabalho foi apresentado no iF Design Talent Award 2021, conhecido como “Oscar do Design”, e venceu o concurso alemão. 

“Contestar o estado atual das coisas, e causar reflexão sobre a exploração animal e seus impactos ambientais, é o objetivo da Não Fere, uma poltrona de metal, que utiliza um biofilme como alternativa ao revestimento de couro”, descreveram os estudantes nas redes sociais. 

+++ Como o estudante pode driblar o esgotamento mental? Professor dá dicas valiosas; acompanhe

Publicidade

O trabalho de Gislaine e de Felipe foi o único da América Latina a receber o prêmio e concorreu com mais outros 5,3 mil. O juri internacional elogiou a proposta do projeto e destacou a importância do Design Ativista, que questiona as formas de produção de materiais e propõe alternativas sustentáveis.  

Publicidade

 

Publicidade