Publicidade

Estudo conclui que abraços aliviam estresse em mulheres

Você sabia que os abraços podem fazer grande diferença para as mulheres? Confira o resultado de pesquisa

Estudo conclui que abraços aliviam estresse em mulheres
Estudo conclui que abraços aliviam estresse em mulheres – Foto de Flora Westbrook no Pexels

O poder dos abraços! Uma pesquisa realizada pela Ruhr University Bochum e publicada na revista científica PLOS One, no dia 18 de maio, chegou à conclusão de que o abraço é capaz de aliviar o estresse causado pelo dia a dia em mulheres. Os pesquisadores observaram que, com esse simples ato, há uma diminuição no hormônio do estresse (cortisol).

Publicidade

Estudo conclui que abraços aliviam estresse em mulheres

Para chegarem a essas conclusões, os estudiosos compararam mulheres que abraçam e não abraçam seus parceiros. 76 pessoas foram analisadas. Nelas, o carinho com uma pessoa especial provoca a liberação do neurotransmissor oxitocina, o famoso “hormônio do amor” que diminui as taxas de cortisol.

Embora as mulheres possam contemplar esses efeitos benéficos do abraço, o mesmo já não pode ser dito em relação aos homens. No estudo, os pesquisadores não observaram uma variação nas taxas de cortisol entre os homens. Ainda não se sabe totalmente a explicação para isso, mas existem algumas hipóteses: uma delas é de que o toque seja diferente entre os sexos, e a outra é de que o homem pode se sentir envergonhado pelo abraço por conta de fatores sociais.

“Esses achados sugerem que em mulheres, abraços de curta duração antes de situações sociais estressantes, como exames ou entrevistas estressantes, podem reduzir a resposta do cortisol nessa situação […] Esses achados sugerem que em mulheres, abraços de curta duração antes de situações sociais estressantes, como exames ou entrevistas estressantes, podem reduzir a resposta do cortisol nessa situação”, explicou o estudo.

Publicidade