Publicidade

Estudo conclui que maior consumo de frutas diminui risco de depressão

Quanto mais frutas uma pessoa consumir, menor seu risco de depressão! Quem nos diz isso é um estudo britânico feito recentemente

Estudo conclui que maior consumo de frutas diminui risco de depressão
Estudo conclui que maior consumo de frutas diminui risco de depressão – Foto de Magda Ehlers no Pexels

Recentemente, um estudo publicado no British Journal of Nutrition, da Universidade de Cambridge, concluiu que o consumo de frutas está ligado ao menor risco de ter depressão. “Esses resultados fornecem novos insights sobre as associações independentes entre certos tipos de alimentos e saúde psicológica e os mecanismos psicológicos que podem mediar isso”, explicam os pesquisadores.

Publicidade

Maior consumo de frutas diminui risco de depressão

A pesquisa entrevistou 428 adultos e analisou a relação entre o consumo de frutas, legumes, lanches doces e salgados e a saúde psicológica. Os cientistas descobriram que a frequência com que comemos frutas é mais importante para nossa saúde psicológica do que a quantidade total que consumimos durante uma semana. Pessoas que comem lanches salgados e batatas fritas, pobres em nutrientes, podem aumentar seus níveis de ansiedade.

O estudo concluiu que, quanto mais frequente o consumo de frutas, menor era o risco de desenvolver depressão. Além disso, o bem-estar mental dos entrevistados aumentava. Enquanto isso, os que frequentemente comiam alimentos salgados pobres em nutrientes corriam maiores riscos de terem lapsos mentais diários – falhas cognitivas e menor bem-estar mental.

“Os resultados mostraram que, após a inclusão de uma série de variáveis, a frequência de frutas predisse negativamente os escores de depressão e previu positivamente os escores de bem-estar psicológico. Por outro lado, lanches salgados previram positivamente os escores de ansiedade”, concluíram. As informações foram divulgadas pela Veja.

Publicidade