Estudo mostra que exercícios podem ajudar idosos a reter memórias
Pesquisadores descobriram que a prática de atividades físicas, para idosos, é uma ótima aliada para uma boa memória
Pesquisadores descobriram que a prática de atividades físicas, para idosos, é uma ótima aliada para uma boa memória
Praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para um bem-estar e uma boa qualidade de vida. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriram que as atividades podem ajudar os idosos, também, a reter suas memórias. Isso significa que uma rotina de exercícios ajuda a manter uma boa memória, independente da idade.
Segundo informações divulgadas pela instituição de ensino, esse tipo de memória analisado na pesquisa é a memória episódica, que lida com eventos que aconteceram com as pessoas no passado. Sarah Aghjayan, uma das autoras do estudo, explicou qual é a frequência ideal de práticas para se ter resultados em relação às memórias.
+++ Mãe dá à luz no dia 22/02/2022, às 02h22, no quarto número 2
“Do nosso estudo, parece que se exercitar cerca de três vezes por semana durante pelo menos quatro meses é o quanto você precisa para colher os benefícios da memória episódica”, disse.
A pesquisadora também esclareceu que, quanto mais cedo praticar exercícios físicos regularmente, melhor. Assim, suas memórias vão ser beneficiadas e a chance de mantê-las aumenta. “Descobrimos que houve maiores melhorias na memória entre aqueles que têm 55 a 68 anos em comparação com aqueles que têm 69 a 85 anos – então intervir mais cedo é melhor.”
+++ Suflê de brócolis é uma ótima opção para almoço com a família! Confira
É importante ressaltar que o estudo diz que ainda há outras respostas a serem respondidas; mas Aghjayan deixa claro que, ao se exercitarem, os idosos evitam declínios de memória e beneficiam a si mesmos, seus cuidadores e o sistema de saúde.