Publicidade

Evento astronômico: Superlua Azul acontece a partir desta quarta-feira, 30

A Superlua Azul poderá ser vista a olho nu de praticamente todos os estados Brasil a partir 17h40, aproximadamente, no Horário de Brasília

Evento astronômico: Superlua Azul acontece a partir desta quarta-feira, 30
Evento astronômico: Superlua Azul acontece a partir desta quarta-feira, 30 – Pexels

Acontecerá a partir do pôr do sol desta quarta-feira, 30, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano para os fãs e apreciadores do satélite natural da Terra: a Superlua Azul. Apesar do nome, engana-se quem pensa que o astro irá adquirir tal tonalidade durante sua aparição.

Publicidade

Mas não se decepcione: uma Superlua, na verdade, ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra, ou seja, durante o perigeu, aparentando ser ainda maior e mais brilhante. O fenômeno acontece quando a distância entre o satélite natural e a Terra é menor que 360.000 km. Neste caso, a Lua estará a 357.181 km de nosso planeta.

O “Azul”, por sua vez, deriva da frase em inglês “once in a blue moon”, expressão que significa algo como “excepcionalmente”, “esporadicamente”, ou o famoso ditado “uma vez na vida, outra na morte”.

A caracterização da Superlua com o uso da cor “Azul” acontece quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês. Neste caso, no início do mês de agosto, mais especificamente no dia 1, tivemos a Superlua do Esturjão, que recebe esse nome em referência a um peixe, no caso, o peixe que dá origem ao verdadeiro caviar (ovas de esturjão não-fertilizadas).

Como observar a Superlua Azul?

Para nossa sorte, a Superlua Azul poderá ser vista de praticamente todo o Brasil. O que definirá a boa visibilidade do fenômeno será a condição do céu no momento em que a Lua surgir, aproximadamente às 18h00, no horário de Brasília, até o momento em que se “pôr”, na manhã do dia 31 de agosto, quinta-feira.

Publicidade

Conforme a previsão do tempo, o céu estará lindo em Porto Alegre e região, parcialmente nublado em Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém e Manaus, e nublado em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Goiânia.

Não desista de tentar enxergar o fenômeno, que atingirá seu brilho máximo por volta das 22h35. Apesar do horário indicado, o melhor período para observar a grandeza da Superlua Azul, ou qualquer outra Superlua, é no início da noite, pois, devido interferências terrestres, ela poderá ficar mais amarelada e aparentar ser ainda maior.

Publicidade