Publicidade

Constelação familiar: como e por que constelar seu relacionamento amoroso?

A constelação familiar nos convida a olhar além das superfícies e a identificar influências profundas que moldam nossos comportamentos e emoções

Constelação familiar: como e por que constelar seu relacionamento amoroso?
Constelação familiar: como e por que constelar seu relacionamento amoroso? – Freepik

Imagine a sua vida como um quebra-cabeça, onde cada peça representa um membro da sua família, passado e presente. A constelação familiar age como uma lupa que nos permite compreender melhor esse quebra-cabeça complexo.

Publicidade

Segundo a espiritualista Yara Vieira, consultora esotérica do Astrocentro, a constelação familiar é uma terapia que explora as dinâmicas e tensões familiares. É uma abordagem que reconhece que muitos dos nossos conflitos e problemas emocionais estão enraizados em gerações passadas da família.

“Com a constelação familiar, conseguimos enxergar além do indivíduo e reconhecer a influência do sistema familiar em nossas vidas. Ela nos ajuda a identificar e transformar padrões negativos que se repetem em nossas famílias, abrindo espaço para a cura e reconciliação”, resume Yara.

Se você já sentiu que carrega fardos que não são seus ou se padrões indesejados se repetem em sua vida, a constelação familiar pode oferecer um caminho de exploração e compreensão. E, quem sabe, talvez essa técnica possa até trazer uma nova perspectiva para os seus relacionamentos amorosos.

Constelação familiar nos relacionamentos amorosos

A constelação familiar não se limita apenas ao ambiente familiar. Ela pode ser aplicada para desvendar os mistérios e conflitos presentes em relacionamentos amorosos. Seja um relacionamento atual, passado ou preocupações sobre o futuro, a constelação pode lançar luz sobre essas questões.

Publicidade

O objetivo principal é identificar padrões, crenças e dinâmicas inconscientes que moldam a maneira como nos relacionamos. Muitas vezes, nossos problemas de relacionamento têm suas raízes em experiências passadas ou em dinâmicas familiares sutis, das quais nem estamos conscientes.

Ao trazer esses padrões ocultos à superfície, a constelação nos ajuda a entender nossos comportamentos, escolhas e sentimentos. Mais importante ainda, ela nos capacita a trabalhar para transformar esses padrões, criando espaço para relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.

Como funciona?

A “constelação no relacionamento” é capaz de desvendar os mistérios e conflitos dos nossos relacionamentos amorosos. Seja um relacionamento atual, um passado ou até mesmo os medos e ansiedades em relação a futuros relacionamentos.

Publicidade

Para realizar uma constelação no relacionamento, a especialista explica que o primeiro passo é encontrar um profissional qualificado. Esse terapeuta irá guiar você ao longo do processo, que pode ocorrer em sessões individuais ou em grupo, dependendo das preferências e orientações do profissional.

“Durante o processo, você compartilhará informações sobre seu relacionamento, discutindo padrões e desafios que observa. Com base nessas informações, o terapeuta ajudará você a visualizar a situação de maneira simbólica, usando representações como pessoas, bonecos ou objetos”, pontua.

Ainda segundo Yara, essa representação simbólica facilita a visualização das dinâmicas subjacentes, proporcionando insights profundos. Com orientação do terapeuta, você explora novas perspectivas e poderá identificar possíveis soluções e abordagens para transformar padrões prejudiciais.

Publicidade

Limitações e cautelas

Contudo, é importante lembrar que a constelação familiar, como qualquer forma de terapia, pode apresentar desafios e contratempos. Yara destaca algumas:

Expectativas Irreais: alguns participantes podem esperar que a constelação familiar resolva todos os seus problemas instantaneamente. No entanto, a constelação é uma ferramenta de autoconhecimento e o processo de mudança pode levar tempo.

Interpretações diversas: as imagens e símbolos que emergem podem ter múltiplas interpretações. É importante lembrar que as imagens ou cenários que surgem numa constelação são simbólicos e podem ter diferentes interpretações.

Publicidade

Emoções intensas: lidar com questões familiares e pessoais pode revisitar emoções intensas. Se essas emoções não forem adequadamente gerenciadas, podem levar a estresse ou angústia.

Facilitador qualificado: a experiência e habilidade do facilitador são essenciais para garantir um processo seguro e eficaz. Um facilitador inexperiente pode não saber como lidar com situações complexas ou emocionalmente intensas que podem surgir durante uma constelação.


Saiba mais sobre o Astrocentro: Considerada a maior comunidade online de esoterismo do Brasil, o Astrocentro foi o primeiro site de relacionamento dedicado a indicar especialistas do meio esotérico de maneira 100% digital e hoje é responsável por reunir milhões de internautas que navegam pelo portal em busca de consultas com os astrólogos, numerólogos, videntes, cartomantes e tarólogos que realizam atendimento 24h. por dia em busca de aconselhamentos sobre amor, dinheiro, trabalho, saúde e também aqueles relacionados a astrologia, simpatias, signos, feitiços, numerologia, wicca e questões factuais. www.astrocentro.com.br