Publicidade

“Evita a ineficiência cardiorrespiratória”, diz Personal Trainer sobre treino para idosos durante a quarentena

Especialista indica exercícios simples com baixo impacto e resultados positivos ao corpo

Treino especial para idosos na quarentena – Freepik

Muitos podem pensar que os exercícios físicos são importantes quando estamos no auge da forma física, mas eles são recomendados ao longo de toda a vida.

Publicidade

Com o passar da idade, é natural que o corpo perca massa muscular e óssea, mas a atividade física adequada pode favorecer a manutenção da forma e do bem estar.

A personal trainer e especialista em nutrição Raqueli Dallacqua explica como os exercícios afetam a saúde nesta etapa.“Queremos chegar na terceira idade com disposição e independência, além disso, se manter ativo evita a ineficiência cardiorrespiratória, controla os hormônios e o metabolismo e outros fatores que poderiam gerar doenças. Ou seja, antes de qualquer cuidado médico, os exercícios no dia-a-dia nos deixam mais fortes em todos os sentidos”, afirma a personal.

+ VEJA TAMBÉM: Pesquisa comprova: Ioga ajuda a combater ansiedade e depressão em pessoas idosas

EXERCÍCIOS DENTRO DE CASA

Publicidade

Os exercícios podem ser feitos mesmo dentro de casa, usando o peso do próprio corpo para tensionar a musculatura.

Apoiar-se em cadeiras garante mais segurança e possibilidades para a atividade. Alongamentos e repetições de movimentos como levantar de assentos, estender e dobrar as pernas e abaixar, já formam um treino completo, ativando diversos grupos musculares 

A personal também afirma que é possível obter resultados em pouco tempo de treino. “Alguns estudos demonstram um aumento da massa muscular de idosos que treinam em períodos de 6 meses a um ano, isso confirma que os exercícios precisam estar no cotidiano, independente da faixa etária”, afirma a personal.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Idosos em quarentena devem seguir rotina de autocuidado especialmente com os pés, diz especialista

Com a recomendação de isolamento social, os educadores físicos e outros profissionais da área estão se adaptando. A especialista no assunto conta que as sessões têm sido todas no conforto do lar, e feitas por plataformas online. Atualmente, até testes de capacidade física têm sido feitos pela internet.

E que desculpa você tem para ficar parado, então?

Publicidade